Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

foto 2.jpg editada

Entre os dias 30 de maio e 1º de junho de 2023, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), por meio da Divisão de Desenvolvimento Industrial (CDI), realizou uma visita às instalações do Gripen Design and Development Center (GGDN), do Gripen Flight Test Center (GFTC) e da linha de montagem no Brasil da aeronave F-39 (Gripen). Localizadas em Gavião Peixoto (SP), as instalações são um marco na cooperação entre a Força Aérea Brasileira (FAB), a Saab e as empresas nacionais, trazendo avanços significativos para a indústria aeroespacial nacional.


O objetivo principal da visita, que ocorre de forma periódica, foi realizar a verificação in loco das atividades de transferência de tecnologia, desenvolvimento conjunto e fabricação relacionadas ao offset do Projeto F-X2. Durante o evento, os representantes da CDI puderam observar de perto as diversas etapas do processo de transferência de tecnologia, integração de sistemas e fabricação final do Gripen. Além disso, foi possível interagir com os engenheiros e especialistas brasileiros e suecos envolvidos no desenvolvimento e fabricação do F-39 no Brasil. Essa interação direta também é importante para aprimorar a colaboração no âmbito desse estratégico projeto da FAB.


Com a conclusão dessa visita, a CDI retorna às suas atividades de assessoria técnica, com um aprofundado conhecimento das atividades em andamento. Esse conhecimento é fundamental para aprimorar a fiscalização dos respectivos contratos e impulsionar o desenvolvimento e a excelência da capacitação brasileira em desenvolvimento e produção de aeronaves de combate avançadas.


Por meio de atividades dessa natureza, o IFI reafirma seu compromisso em promover a transferência de tecnologia e fortalecer o desenvolvimento e a soberania brasileira por meio do Projeto F-X2. 

Fim do conteúdo da página