Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

foto 2.jpg editada

 

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), por meio da Divisão de Certificação de Sistemas de Gestão (CSG), com o apoio da Coordenadoria de Gestão do Conhecimento (CVD-GC), realizou, de 15 a 19 de maio de 2023 (primeira turma) e de 12 a 16 de junho de 2023 (segunda turma), o Curso de Líquido Penetrante Nível 1, e, entre os dias 29 de maio e 2 de junho de 2023, o Curso de Partículas Magnéticas Nível 1. Os cursos foram ministrados no Auditório Hércules da CVD-GC, enquanto a parte prática aconteceu nos Laboratórios de Ensaios Não Destrutivos do IFI.

Participaram dos eventos representantes de empresas e instituições como Embraer, Helibras, Exército Brasileiro, Parque de Material Aeronáutico do Galeão (PAMA-GL), GE Celma e Azul Linhas Aéreas. As atividades foram destinadas à qualificação de pessoal nos ensaios por Líquido Penetrante e Partículas Magnéticas, em conformidade com a Norma NAS 410.

“Vale destacar a importância do IFI como principal órgão na qualificação de pessoal em ensaios não destrutivos no setor aeroespacial na América do Sul”, lembrou o Tecnologista Eduardo Gomes Mendonça, Chefe da Seção de Qualificação de Pessoal em Ensaios Não Destrutivos da CSG.

Ensaio por Líquido Penetrante – Ensaio utilizado para detectar descontinuidades abertas à superfície, que não são visíveis a olho nu. Aplica-se a qualquer tipo de material, desde que não tenha porosidade excessiva. Consiste em, após a pré-limpeza da peça, aplicar um líquido que penetra nas descontinuidades e fica retido. O excesso do penetrante na superfície deve ser removido. A seguir aplica-se o revelador, que normalmente é um talco em suspensão. O líquido retido será sugado pelo revelador e criará um contraste que indica a descontinuidade.


Ensaio por Partículas Magnéticas - Ensaio utilizado para detectar descontinuidades superficiais e subsuperficiais para materiais ferromagnéticos. Consiste em aplicar uma corrente elétrica numa peça, que vai gerar um campo magnético. As descontinuidades existentes criarão um campo de fuga do fluxo magnético, que é detectado através do acúmulo de finas partículas ferromagnéticas aplicadas na superfície da peça.

Fim do conteúdo da página