foto 1.jpg editada

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) promoveu, entre os dias 5 e 7 de junho de 2023, no Auditório Hércules da Coordenadoria de Gestão do Conhecimento (CVD-GC), o Curso de Normalização Técnica. Ministrado pelos Tecnologistas Eraclés Durante e João Batista de Castro Matos, o curso contou com a participação de 18 alunos oriundos de Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Exército Brasileiro (EB) e de empresas do setor aeroespacial.

“Procuramos apresentar aos alunos o processo de normalização técnica brasileiro [Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT] e internacional [International Organization for Standardization - ISO]. Isso é importante porque fortalece a base normativa brasileira, capacitando os alunos a participar do processo de elaboração de normas”, explicou o servidor civil Eraclés Durante, coordenador do curso.

Membros do Subdepartamento Técnico do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), o Capitão Engenheiro Tomaz Zamignan Manica e o Tecnologista Luciano Tomassoni Coelho destacaram a importância dos conhecimentos adquiridos no curso para o trabalho específico do setor em que exercem suas atividades: “Por meio do curso obtivemos subsídios para a elaboração mais concisa e pautada em boas práticas de regulamentos do Comando da Aeronáutica”.

Participação em comitês - A capacitação adquirida no curso viabiliza a participação dos alunos nas Comissões de Estudos dos Comitês Técnicos de Normalização da ABNT, em especial o Comitê Brasileiro para Aeronáutica e Espaço (CB08), que inclusive é secretariado pelo IFI e tem como superintendente o servidor civil João Batista de Castro Matos.