FundMetrologia

Dois trabalhos do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial - IFI foram aprovados para o 8° Congresso Internacional de Metrologia 2015, que ocorreu entre dias 29 de novembro e 02 de dezembro em Bento Gonçalves. O evento é considerado o mais importante do Brasil em Metrologia e reúne, além das áreas de praxe, temas que exigem sub-congressos específicos tais como Metrologia Química, Metrologia Elétrica, Metrologia das Radiações Ionizantes e Dosimetria e Metrologia Óptica. A realização foi do INMETRO, da Sociedade Brasileira de Metrologia e Instituto de Radioproteção e Dosimetria.

Os artigos produzidos pelos funcionários do IFI tiveram como base a experiência que adquiriram ao longo dos último anos na Divisão de Confiabilidade Metrológica Aeroespacial - CMA, mais especificamente nos laboratórios de calibração, e trabalharam os temas “Segurança de voo: Deriva e repetitividade em um padrão de pressão” e “Expressão dos resultados: influência da homogeneidade de um forno”. Os autores foram: Dr Itamar Magno Barbosa, Mestre Moacyr Canaves Júnior, Jorge Fernando Sales Conceição, André Luiz Silva de Almeida, Washington Luiz Rana Rodrigues e Guilherme Franco Vieira. De acordo com os autores, os artigos produzidos objetivaram destacar as atividades desenvolvidas pela CMA no IFI como verificar a consistência da metodologia utilizada internamente por avaliação de terceiros, cumprir as exigências da ISO17025 para validação de novos métodos através da avaliação em eventos externos, registrar e publicar melhorias contínuas como evidência de auto-capacitação Metrológica. A CMA possui laboratórios acreditados através da ISO17025 e consequente reconhecimento na Rede Brasileira de Calibração – RBC.

Cabe lembrar que o IFI é o agente executor do Sistema de Metrologia Aeroespacial – SISMETRA, e por isso participa da conscientização Metrológica do Comando da Aeronáutica-COMAER, sendo uma das atividades para tal fim realizar o Seminário de Metrologia Aeroespacial – SEMETRA. O evento ocorre a cada dois anos desde 1995, e é mais antigo que o próprio Congresso de Metrologia da Sociedade Brasileira de Metrologia – SBM, existente desde 2001, e, portanto, um dos pioneiros desse tipo de atividade no Brasil.