Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > IFI participa do Seminário Técnico-Operacional DCTA-COMPREP-COMAE
Início do conteúdo da página

NT01 20190926

 

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), organização subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA),  realizou, em parceria com COMPREP e COMAE, o 1º Seminário Técnico-Operacional, nos dias 18 e 19 de setembro de 2019, nas instalações da ALA 2, localizada no município de Anápolis – GO.
A programação do evento foi composta de palestras e debates sobre a certificação do KC-390 (1º dia) e do míssil A-Darter (2º dia). A abertura do evento foi realizada pelo Ten Cel Av Luiz Marcelo Terdulino de Brito, Assessor Técnico do IFI, que apresentou brevemente as atividades realizadas pelo IFI, bem como a programação do evento.

No primeiro dia, as palestras foram ministradas no auditório da ALA 2 e envolveu IFI, EMBRAER, –COMPREP,  COMAE e o Primeiro Grupo de Transporte de Tropa - 1º GTT, que é o operador do KC-390. No período da manhã, a palestra foi ministrada pela Engenheira Graziela Peruzzo Pérsico de Oliveira, da Embraer, que apresentou o histórico do projeto, estratégia de certificação e estratégia de aeronavegabilidade continuada, uma vez que a aeronave KC-390 SN00004 recebeu a Permissão Especial de Voo Inicial (PEVi) emitida pelo IFI. No período da tarde, a palestra foi ministrada pelo Engenheiro Fernão de Melo Constanzo, do IFI, que apresentou o histórico e estratégia de certificação para o KC-390, o trabalho desenvolvido para a emissão da PEVi na Entrada em Serviço da primeira aeronave de série recebida pela FAB, e a expectativa futura com relação a emissão do Certificado de Tipo Militar no estágio Final Operational Capability.

O segundo dia envolveu IFI, COMPREP, COMAE, 1º GTT e Primeiro Grupo De Defesa Aérea - 1° GDA. A palestra foi ministrada pelo Major Eng Aer Alexandre Luiz Reder Furtado, chefe da Engenharia de Certificação do IFI, no auditório do 1º GDA com foco no míssil A-Darter, tendo sido explorados diversos aspectos técnicos e de desempenho do míssil, incluindo o estudo da cases reais e simulados.

NT03 20190926 NT04 20190926

 

NT02 20190926
Fim do conteúdo da página