Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Realizada em São José dos Campos a última reunião do Comitê de Certificação do Programa do Míssil Afro-Brasileiro A-DARTER
Início do conteúdo da página

NT01 20190920

 

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) sediou nos dias 16 a 18 de setembro de 2019, a 20ª reunião do Joint Technical Qualification Workgroup (JTQW) e a 16ª reunião do Joint Certification Board (JCB) do programa Afro-Brasileiro A-Darter. O evento contou com a participação de militares e civis de ambas as nações, além de representantes da empresa sul-africana Denel Dynamics.

O Programa A-Darter, financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, consiste no desenvolvimento conjunto entre a África do Sul e o Brasil de um míssil ar-ar de 5ª geração, que equipará os principais vetores da defesa aérea brasileira, e na transferência da respectiva Tecnologia para a Indústria Nacional, atuando diretamente, dessa forma, na capacidade técnica/científica da base industrial instalada no Brasil para o desenvolvimento de projetos de defesa que atendam aos interesses Nacionais.
Durante o transcorrer do projeto a combinação de esforços das autoridades de ambos os países foram efetivas nas tomadas de decisões e discussões técnicas proporcionando uma experiência enriquecedora e de grande aprendizado para os envolvidos.

Para o Cel Av Araujo, Diretor do IFI, a oportunidade da certificação de um míssil em conjunto com uma Autoridade Certificadora estrangeira trouxe benefícios para ambas Autoridades, resultando em um produto de alto valor estratégico na Defesa Aérea do país.

As atividades de desenvolvimento e certificação foram concluídas e as reuniões realizadas no Instituto tiveram como objetivo avaliar o contexto de todo o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos com vistas a finalizar o processo de Certificação do projeto do míssil. Ao final da reunião, o Comitê Conjunto de Certificação (JCB) recomendou a emissão do Certificado de Tipo por ambos países.

NT02 20190920Teste NT03 20190920Teste
NT06 20190920Teste NT07 20190920Teste
NT04 20190920Teste NT05 20190920Teste
Fim do conteúdo da página