Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Dia Mundial da Metrologia
Início do conteúdo da página

nt01 p01 190618

 No dia 20 de maio de 2019, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) comemorou o Dia Mundial da Metrologia, marco histórico que enaltece as atividades da Ciência da Medição. No Comando da Aeronáutica, a metrologia é normatizada pelo Sistema de Metrologia Aeroespacial (SISMETRA), tendo o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) como Órgão Central do Sistema e o IFI, braço executor nas áreas da aeronáutica, defesa e espaço.
A comemoração também se alinhou aos 30 anos de criação do SISMETRA. Nessa caminhada, muitas conquistas para a melhoria da segurança de voo, por meio da confiabilidade das medições, foram obtidas e o olhar experiente dos profissionais vislumbra um futuro desafiador para a metrologia aeroespacial.

nt01 p02 190618

“O Sistema Internacional de Unidades - Fundamentalmente Melhor” foi o tema escolhido para o Dia Mundial da Metrologia de 2019. A campanha dá continuidade à divulgação da revisão do Sistema Internacional de Unidades (SI), que foi formalizada em 16 de novembro de 2018, na Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM), na França, com o apoio de representantes dos Institutos Nacionais de Metrologia de todo o mundo – entre eles o INMETRO.
Pesquisas sobre novos métodos de medição, incluindo aqueles que usam fenômenos quânticos, sustentam essa mudança, que entrou em vigor em 20 de maio de 2019. O SI agora é baseado em um conjunto de definições ligadas às leis da física e tem a vantagem de ser capaz de atender às necessidades dos usuários por muitos anos. A metrologia, nome dado à ciência das medições e suas aplicações, desempenha um papel central nas descobertas e inovações científicas; na manufatura industrial; no comércio internacional; na melhoria da qualidade de vida da sociedade e na proteção do meio ambiente global, entre outros.
Saiba mais - O Dia Mundial da Metrologia é a celebração anual da assinatura da Convenção do Metro (em 20 de maio de 1875). A Convenção estabeleceu a estrutura para colaboração global na ciência das medições e em suas aplicações industriais, comerciais e sociais. O objetivo original da Convenção - a uniformidade mundial da medição - permanece tão importante hoje quanto em 1875.

Fim do conteúdo da página