Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Ocorreu em São José dos Campos a 7ª Reunião do JCT – Joint Certification Team da aeronave Gripen
Início do conteúdo da página

nt02 p01 190404

Nos dias 20 e 21 de março de 2019, representantes da Autoridade de Aeronavegabilidade Militar Sueca (SE-MAA) estiveram no Brasil para a 7ª Gripen Joint Certification Team Meeting. A reunião, que acontece duas vezes ao ano alternadamente no Brasil e na Suécia, ocorreu em São José dos Campos – SP, no Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), organização subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) que atua como Autoridade Técnica de Aeronavegabilidade Militar Brasileira.

Durante o encontro foram discutidas atualizações no acordo de reconhecimento bilateral entre os dois órgãos, o qual rege as responsabilidades de cada autoridade de aeronavegabilidade militar, a equivalência de documentos e as relações institucionais nos projetos de certificação de interesse mútuo. Houve ainda avanço no procedimento conjunto para a verificação de aeronavegabilidade durante a campanha de ensaios em voo no Brasil, prevista para começar em 2020. A pedido do SE-MAA, o IFI apresentou seu sistema de Garantia Governamental da Qualidade (GGQ) e o processo de certificação de softwares, áreas em que o SE-MAA já demonstrou interesse em incrementar a participação direta dos especialistas do IFI.

Para o Diretor do IFI, Coronel Aviador José Renato de Araujo Costa, a estratégia acordada com a Autoridade Sueca para a certificação do Projeto Gripen E/F permite o apoio mútuo e a otimização dos recursos humanos e materiais empregados na comprovação do atendimento aos requisitos que garantem a segurança da aeronave.

nt02 p02 190404

Fim do conteúdo da página