Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > FORÇA AÉREA PARTICIPA DE CONFERÊNCIA GLOBAL DE OFFSET
Início do conteúdo da página

nt02 p01 190131

A FAB, REPRESENTADA PELA COPAC E PELO IFI PARTICIPOU CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DA GLOBAL OFFSET & COUNTERTRADE ASSOCIATION,  GOCA FALL 2018.

A Conferência da Global Offset & Countertrade Association foi realizada no período de 21 a 25 de outubro de 2018, na cidade de Vancouver no Canadá, e contou com a participação de 148 organizações representadas por 254 membros de governos e das maiores empresas fornecedoras de offset (compensação tecnológica, industrial e comercial).
A adoção de medidas de compensação e contrapartidas tecnológicas, industriais e comerciais é praticada comum nas aquisições governamentais, especialmente na área de defesa, com destaque para a área aeroespacial. É uma importante ferramenta para o desenvolvimento tecnológico e industrial das nações que precisam adquirir no mercado internacional produtos de alta tecnologia. Desta forma, é imprescindível que as organizações envolvidas na implementação da DCA 360-1, Política de Compensação Comercial, Industrial e Tecnológica da Aeronáutica, mantenham-se atualizadas e alinhadas com as melhores práticas internacionais.
No âmbito do COMAER, o IFI congrega especialistas em offset para realizar o assessoramento técnico necessário aos diversos órgãos contratantes do Comando da Aeronáutica, como a COPAC, que negocia e gerencia os Acordos de Compensação decorrentes de seus contratos.

A delegação da Força Aérea participou ativamente de três atividades chaves durante a Conferência, a saber:
Os representantes da FAB integraram a mesa de discussão do Knowledge Sharing Session Government Officials, realizado no dia 22/10/18, para o compartilhamento de experiências referentes a prática de compensação com representantes dos governos do Brasil, Canadá, Espanha, Noruega, Austrália, Omam, África do Sul, Coreia do Sul e Estados Unidos.
Neste workshop discutidas as principais dificuldades encontradas pelos órgãos governamentais na implementação de Acordos de Compensação com resultados significativos. Foram debatidos temas como: multiplicadores utilizados, valorações de tecnologia, prioridades de projetos a serem propostos, além de outros.
No evento plenário, representantes dos governos do Canadá, Brasil, Holanda, Coreia do Sul, Austrália, Grécia, Israel, Turquia e África do Sul apresentaram suas Políticas de Compensação e as mudanças em andamento em seus países. Empresas de alcance global como a Cisco System, GDELS, PwC, Raytheon Company, BAE System, Northrop Grumman, Bell, GE Aviation, SAFRAN e Boeing Defense Space & Security também realizaram apresentações sobre suas políticas de offset.

O Brasil apresentou dois temas no plenário da Conferência. O Cel. Av Refm. Affonso Henriques Rodrigues de Sousa, Chefe da Divisão de Desenvolvimento Industrial do IFI, apresentou o tema Brazil’s Overview in Offset and his Trends, em que abordou a evolução da Política de Offset no Brasil e as características e critérios utilizados nos processos do COMAER e o Maj. Int. Rodrigo Antônio Silveira dos Santos, Chefe da Subdivisão de Acordos de Compensação da COPAC, apresentou o tema Managing Defense Offsets in Brazil: The Case of COPAC, em que apresentou os grandes projetos da COPAC e informações sobre os Acordos de Compensação gerenciados por aquela Organização.

Os oficiais da FAB presentes participaram ainda do treinamento Industry & Government Training, que abordou o tema Shifting Tides – Dealing with Changing Offset Guidelines, em que foram debatidos com maior grau de detalhamento as práticas de offset e a evolução das políticas de compensação do Canadá, Brasil, Coréia do Sul e Grécia.

O Maj. Int. Silveira ministrou uma instrução específica sobre o processo de offset no COMAER, em consonância com a Estratégia Nacional de Defesa, a conexão entre empresas da base nacional de defesa e os esforços para cumprir os acordos de compensação, que estão se tornando cada vez mais complexos.
 Durante o evento, ocorreram conversações sobre a proposta do Brasil sediar uma próxima conferência do GOCA, realçando assim o protagonismo assumido pelo Brasil no cenário internacional.
Os objetivos propostos para a missão foram plenamente alcançados, uma vez que foi possível apresentar a Política de Compensação do COMAER às principais empresas ofertantes de offset, atraindo assim a atenção de grandes empresas para o estabelecimento de parcerias estratégicas que podem levar ao crescimento da Base Industrial de Defesa e observar as práticas de offset adotadas em diferentes países, com destaque para as mudanças que estão sendo implementadas por diversos países em termos de cooperação industrial.

 nt02 p02 190131

nt02 p03 190131

Fim do conteúdo da página