nt01 p01 190131

Ocorrida na própria sede da Agência, no dia 23 de janeiro de 2019, a cerimônia de passagem da Presidência da AEB foi presidida pelo Ministro do MCTIC Astronauta Marcos Pontes.
O atual Presidente, Engenheiro Carlos Moura, iniciou sua carreira na FAB em 1973 e passou para a reserva em 2008 como Coronel Engenheiro, merecendo destaque sua participação na implantação do Centro de Lançamentos de Alcântara (CLA).
Designado pela AEB, por meio da Portaria nº 3 AEB de 7 de janeiro de 2011, como único Organismo de Certificação Espacial Brasileiro, o IFI atua na verificação da segurança dos lançamentos de foguetes e na certificação de veículos lançadores como o VSB-30, desenvolvido e produzido pelo IAE. Esse veículo, certificado pelo IFI em 2009, é comercializado para emprego no Programa Europeu de Microgravidade e já foram realizados 28 lançamentos, a maior parte deles a partir do Centro de Lançamento de ESRANGE, em Kiruna, Suécia. A taxa média de sucesso no cumprimento da missão de fornecer ambiente de microgravidade está em 96% de sucesso.
Segundo o Diretor do IFI, Cel Av José Renato de Araujo Costa, este Instituto certifica veículos lançadores, gerencia as atividades relativas à elaboração de normas brasileiras como Superintendente do Comitê Brasileiro de Aeronáutica e Espaço (ABNT/CB-008) e coordena as atividades de certificação, com os demais stakeholders do setor Aeroespacial, usando a experiência de diversas organizações como IAE e INPE para garantir a segurança e qualidade das operações de lançamento.