Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Diretor do IFI participa da cerimônia de passagem da Presidência da AEB
Início do conteúdo da página

nt01 p01 190131

Ocorrida na própria sede da Agência, no dia 23 de janeiro de 2019, a cerimônia de passagem da Presidência da AEB foi presidida pelo Ministro do MCTIC Astronauta Marcos Pontes.
O atual Presidente, Engenheiro Carlos Moura, iniciou sua carreira na FAB em 1973 e passou para a reserva em 2008 como Coronel Engenheiro, merecendo destaque sua participação na implantação do Centro de Lançamentos de Alcântara (CLA).
Designado pela AEB, por meio da Portaria nº 3 AEB de 7 de janeiro de 2011, como único Organismo de Certificação Espacial Brasileiro, o IFI atua na verificação da segurança dos lançamentos de foguetes e na certificação de veículos lançadores como o VSB-30, desenvolvido e produzido pelo IAE. Esse veículo, certificado pelo IFI em 2009, é comercializado para emprego no Programa Europeu de Microgravidade e já foram realizados 28 lançamentos, a maior parte deles a partir do Centro de Lançamento de ESRANGE, em Kiruna, Suécia. A taxa média de sucesso no cumprimento da missão de fornecer ambiente de microgravidade está em 96% de sucesso.
Segundo o Diretor do IFI, Cel Av José Renato de Araujo Costa, este Instituto certifica veículos lançadores, gerencia as atividades relativas à elaboração de normas brasileiras como Superintendente do Comitê Brasileiro de Aeronáutica e Espaço (ABNT/CB-008) e coordena as atividades de certificação, com os demais stakeholders do setor Aeroespacial, usando a experiência de diversas organizações como IAE e INPE para garantir a segurança e qualidade das operações de lançamento.

Fim do conteúdo da página