Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Visita Técnica às empresas SAAB Aeronáutica Montagens (SAM) e ATMOS Sistemas
Início do conteúdo da página

visita tecnica saab O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), por intermédio de sua Divisão de Desenvolvimento Industrial (CDI), realizou visita técnica nos dias 18 e 19 de dezembro de 2018, às empresas SAAB Aeronáutica Montagens (SAM) Ltda. e ATMOS Sistemas Ltda., em suas instalações localizadas, respectivamente, em São Bernardo do Campo (SP) e São Paulo (SP). Ambas as empresas são beneficiárias do Acordo de Compensação do Projeto F-X2, oriundo da aquisição de 36 aeronaves Gripen NG pela Força Aérea Brasileira (FAB) junto à empresa sueca SAAB.

A empresa ATMOS Sistemas é certificada como Empresa Estratégica de Defesa (EED) pelo Ministério da Defesa (MD), beneficiária do Convênio ICMS 75/91 e está inserida no Catálogo de Empresas do Setor Aeroespacial (CESAER). Fundada em 2004, a ATMOS é uma empresa de defesa que atua em eletrônica, incluindo o desenvolvimento, modernização, manutenção e reengenharia de equipamentos e sistemas críticos, tais como radares e equipamentos de comunicação.

Já a empresa SAM, controlada pela empresa sueca SAAB, foi criada recentemente e será responsável por montar partes da fuselagem dos caças Gripen para a FAB, tais como o cone de cauda, os freios aerodinâmicos, o caixão das asas, a fuselagem dianteira (tanto da versão monoposto quanto da versão biposto) e a fuselagem traseira.

A visita às instalações dessas empresas teve como objetivos principais o acompanhamento da execução dos Projetos de transferência de tecnologia que estão ocorrendo no âmbito do Acordo de Compensação do F-X2, assim como o levantamento de evidências que subsidiarão o processo de reconhecimento de créditos de Offset do referido Acordo.

Esse tipo de visita permite ao IFI prospectar e ampliar seu conhecimento acerca do potencial do parque industrial brasileiro e, desta forma, garantir sua atuação nas atividades de Compensação Comercial, Industrial e Tecnológica (Offset), Catalogação de Empresas do Setor Aeroespacial (CESAER), Mobilização, Convênio ICMS 75/91, Propriedade Industrial e Transferência de Tecnologia.

Fim do conteúdo da página