Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Trabalho acadêmico do IFI é premiado em concurso promovido pelo Ministério da Defesa
Início do conteúdo da página

ifi premiado concurso promovido pelo ministerio publico figura1

A dissertação de mestrado “Resultados da Política de Offset da Aeronáutica: Incremento nas Capacidades Tecnológicas das Organizações do Setor Aeroespacial Brasileiro” do servidor do IFI, Gilberto Mohr Corrêa, foi premiada em terceiro lugar no VIII Concurso de Dissertações e Teses em Defesa Nacional. A dissertação foi defendida no Programa de Ciências e Tecnologias Espaciais do ITA em 2017, sob a orientação da Profa. Dra. Ligia Maria Soto Urbina.

O Concurso de Teses e Dissertações e Teses, promovido pelo Ministério da Defesa, tem o objetivo de estimular a produção de estudos e pesquisas acadêmicas sobre a temática de Defesa, em seu amplo espectro, incluindo a Segurança Nacional, regional e Internacional. O Concurso acontece bianualmente e premia trabalhos de excelência acadêmica que possuem maior relevância para a área de Defesa.

A dissertação premiada aborda a implementação da Política de Compensação Tecnológica Industrial e Comercial (PComTIC) no âmbito da Força Aérea Brasileira. Comumente chamada de offset, essa política vem sendo utilizada no Brasil há décadas para fomentar o desenvolvimento da indústria aeroespacial por meio da negociação de benefícios adicionais em compras de fornecedores de material de defesa estrangeiros.

Nesse contexto, a pesquisa objetivou descrever as formas de implementação dos offsets bem como medir seus resultados com relação à transferência de tecnologia para organizações do setor aeroespacial brasileiro. A amostra usada para o levantamento compreendeu os Projetos de Offset implementados em contratos geridos pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) que podem ser considerados o estado da arte em termos de implementação de offsets no Brasil e na América Latina. O IFI desempenha um papel fundamental na forma de assessoria técnica, principalmente nas fases de negociação e implementação desses projetos.

Dos 67 Projetos de Offset implementados pela COPAC entre 2000 e 2016, 55 (82%) levaram à capacitação tecnológica de 34 diferentes organizações brasileiras, predominantemente empresas. Essa distribuição mostra a permeabilidade e a abrangência da política adotada. Os diferentes formatos de interação entre organizações estrangeiras e brasileiras, por sua vez, demonstram a diversidade de relacionamentos tecnológicos relevantes que a prática proporciona.

Em termos de resultados imediatos da implementação de offsets, o estudo mostra que as cooperações por meio dos offsets atuam de forma homogênea em diversos níveis de complexidade tecnológica: desde operações mais básicas de manutenção e fabricação até atividades intensivas em engenharia, gerando inovações em diversos extratos produtivos.

A pesquisa conclui que os offsets são um importante instrumento para a ampliação da oferta de tecnologia estrangeira no setor aeroespacial brasileiro, mas que esforços devem ser envidados no sentido de garantir a transferência próxima à fronteira tecnológica.

O reconhecimento da pesquisa, a partir desse importante prêmio, não só coroa a produção intelectual do IFI a nível nacional, mas reflete, sobretudo, a importância das atividades conduzidas pelo Instituto em prol da Segurança Nacional.

Especificamente no caso da compensação comercial e tecnológica, comumente chamada de offset, o IFI tem um destacado papel no cenário nacional e internacional na forma de referência técnica sobre o tema.

Essa condição coloca o Instituto em uma posição de destaque, uma vez que o tema offset vem ganhando uma importância crescente no panorama estratégico de uma Força que objetiva atuar no teto tecnológico, conforme previsto na Estratégia Nacional de Defesa (END).

A END marca a emergência e a consolidação de um novo paradigma que influi nas aquisições de defesa: o foco em desenvolvimento tecnológico com vistas a capacitação tecnológica autônoma que passa pela reorganização da indústria de defesa brasileira. Nesse contexto, os offsets assumem uma importância estratégica no sentido de propiciar parcerias com organizações estrangeiras em prol do desenvolvimento tecnológico nas áreas de interesse da Defesa.

ifi premiado concurso promovido pelo ministerio publico figura2

Fim do conteúdo da página