Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > IFI participa de reuniões para certificação do Gripen NG
Início do conteúdo da página

IFI reuniões certificação gripen NG figura 1

Equipes de certificação da SAAB, IFI e FLYGI. Fonte: SAAB.

Entre os dias 26 e 30 de novembro de 2018, integrantes do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), organização subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), estiveram na Suécia, onde participaram de reuniões com a SAAB, o FLYGI (Autoridade de Aeronavegabilidade Militar Sueca) e o FMV (órgão de aquisição e gerenciamento de material bélico das Forças Armadas Suecas), tendo como foco a certificação da aeronave Gripen E/F.

Na sede da SAAB, em Linköping, aconteceram duas reuniões, uma entre IFI, SAAB e FLYGI, que precedeu outra com a participação apenas do JCT (Joint Certification Team), composta por FLYGI e IFI. Nesse sentido, foram apresentados o status e o andamento da certificação do Gripen, bem como foram exibidos os acompanhamentos dos itens de ação assumidos por cada uma das partes nas reuniões anteriores. Adicionalmente, foram firmados novos compromissos, principalmente sobre os ensaios em voo que ocorrerão no Brasil a partir de 2020 e sobre a verificação dos requisitos de missão da aeronave. Oportunamente, a equipe do IFI presenciou a decolagem do 1° voo de ensaios do segundo protótipo do Gripen E, que possui a numeração 39-9. A matéria relacionada pode ser acessada através do link: http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/33239/.

IFI reuniões certificação gripen NG figura 2 IFI reuniões certificação gripen NG figura 3

À esquerda, Diretores do IFI (Cel Araujo) e FLYGI (Cel Anders Janson), e à direita estão as equipes de certificação do IFI e FLYGI. Fonte: IFI.

Na JCT, que ocorre duas vezes ao ano, na sede do FLYGI em Estocolmo, foram repassados os pontos de melhoria no acordo denominado Implementation Procedure (IP), que rege as responsabilidades de cada Autoridade de Aeronavegabilidade Militar, equivalência de documentos e as relações institucionais. Apresentou-se, também, os resultados das últimas auditorias realizadas na empresa SAAB e quais são os próximos passos para a certificação de aeronavegabilidade do caça sueco.

IFI reuniões certificação gripen NG figura 4

Prédio do FMV em Estocolmo.
Fonte: http://www.fmv.se

Por fim, ocorreu uma reunião de negociação com o FMV, que ocorreu em sua sede em Estocolmo, com o objetivo de viabilizar o início da cooperação entre o FMV e o IFI no que se refere à Garantia Governamental da Qualidade e à Verificação de Requisitos de Missão da aeronave. Nesta negociação, ficou acordado que os dois assuntos poderão ser tratados de forma paralela, a fim de agilizar e vencer barreiras burocráticas. Esta parceria continuará sendo negociada em 2019.

O estabelecimento de acordos com organizações governamentais de outros países sobre Garantia Governamental da Qualidade e Certificação de Produto é um objetivo a ser alcançado em todos os programas de aquisição no exterior, a fim de reduzir os custos de desenvolvimento de um programa e evitar duplicidade de atividades.

É importante salientar que a Certificação do Gripen pelo IFI engloba a segurança e o cumprimento de missão, tendo por base requisitos contratuais e de aeronavegabilidade. A participação do IFI nas reuniões da JCT é essencial para o andamento do processo de certificação. Em relação aos requisitos de aeronavegabilidade, o IFI acompanha e reconhece o processo realizado pelo FLYGI. Já na parte de cumprimento de missão, o IFI busca viabilizar a cooperação com o FMV para a verificação dos requisitos relacionados, de forma a realizar um processo de certificação mais eficiente e eficaz.

Fim do conteúdo da página