nt02 p02 180830

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) emitiu em 20 de agosto de 2018 o Certificado de Aeronavegabilidade Inicial para a aeronave Legacy 500 de matrícula IU-50 FAB 3603, do Grupo Especial de Inspeção em Voo – GEIV.

O processo foi conduzido pela Divisão de Certificação de Sistemas de Gestão (CSG),  que coordenou a avaliação inicial de toda a documentação que ampara a aeronavegabilidade da mesma, culminando na inspeção física/documental da aeronave na EMBRAER, em Gavião Peixoto - SP, no período de 14 a 16 de agosto de 2018.

O Certificado declara que a aeronave supracitada é considerada aeronavegável quando mantida de acordo com as instruções de aeronavegabilidade continuada e operada dentro das limitações operacionais pertinentes, e foi emitido com base na Diretriz do Comando da Aeronáutica – DCA 800-2 - Garantia da Qualidade e da Segurança de Sistemas e Produtos do COMAER, na Instrução do Comando da Aeronáutica – ICA 57-21/2017 - Regulamento de Aeronavegabilidade Militar – Procedimentos para Certificação de Produto Aeronáutico e de acordo com a Convenção de Aviação Civil Internacional de 07 de dezembro de 1944.
A Aeronave IU-50 FAB 3603 é a terceira unidade a ser entregue para a frota de inspeção em voo do GEIV, sendo equipada com configuração SIV (Sistema de Inspeção em Voo) de última geração, e sua operação é dedicada a inspeções em voo e ensaios, atuando, ainda, como laboratório de desenvolvimento dos auxílios à navegação aérea nacional.