nt01 p01 180823

No dia 17 de agosto, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) comemorou seu aniversário de 47 anos. O IFI é uma organização militar subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) que iniciou suas atividades em 20 de agosto de 1971.

A solenidade foi presidida pelo Diretor-Geral Interino do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Major-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara.

Neste dia, foram entregues homenagens aos “Destaques Profissionais 2018” e aos “Amigos do IFI”. Posteriormente, procedeu-se a entrega de Medalhas Militares por tempo de serviço a militares da Instituição, que refletem o reconhecimento por cada década inteiramente dedicada ao serviço da pátria.

Durante seu discurso, o Diretor do IFI, Cel Av José Renato de Araujo Costa, ressaltou que o Instituto atua no suporte ao desenvolvimento de soluções científico-tecnológicas no campo do Poder Aeroespacial, garantindo o desempenho, a segurança e a disponibilidade da aviação militar, na manutenção da soberania do espaço aéreo e na integração do território nacional, com vistas à defesa da Pátria.

O Diretor do IFI relembrou que “ao longo desses 47 anos, podemos pontuar diversas conquistas desde a certificação pela FDH (depois CAvC) do Bandeirante em 1975.” Acrescentou ainda, que “dos desafios atuais, destaca-se a Certificação pela Divisão de Produto Aeroespacial (CPA) da aeronave Gripen NG em parceria com o FLYGI, Autoridade Militar de Aeronavegabilidade Sueca e da aeronave KC-390, como Autoridade Primária de certificação da frota mundial.”

Além disso, o Diretor aproveitou para destacar muitas das conquistas que o IFI obteve em 2018 “recebemos em fevereiro deste ano o Reconhecimento do National Airworthiness Council (NAC) relativo ao nosso papel de Autoridade Militar de Aeronavegabilidade Nacional (mundialmente conhecido pela sigla MAA). Isso está alinhado com a nossa visão: Ser reconhecido como uma Organização de referência internacional na prestação de serviços técnicos especializados para o fomento ao complexo científico tecnológico aeroespacial.”

nt01 p02 180823

nt01 p03 180823