Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) realiza visita à Autoridade de Aeronavegabilidade Militar do Governo Norte-Americano.
Início do conteúdo da página

nt01 p05 180625

Na semana de 4 a 8 de junho, o IFI realizou a visita técnica ao National Airworthiness Council (NAC), órgão do governo norte-americano que congrega as autoridades técnicas de aeronavegabilidade da US Air Force, do US ARMY e da US NAVY, como parte de um processo de Reconhecimento Mútuo entre as Autoridades Militares de Aeronavegabilidade do Brasil e dos Estados Unidos.

Na primeira etapa da missão, as reuniões com o US ARMY e a US NAVY ocorreram nas instalações do Redstone Arsenal, na cidade de Huntsville – Alabama. A segunda e última etapa ocorreu na Base Aérea de Wright-Patterson da USAF, na cidade de Dayton – Ohio.

nt01 p02 180625

Tais atividades incluíram a análise de documentação técnico-administrativa relativa às áreas de inspeção, aeronavegabilidade continuada, certificação de projetos e supervisão de produção. Foram realizadas apresentações das estruturas organizacionais, modus operandi específico do Sistema de Aeronavegabilidade de cada Força, estudos de caso e debates, tudo com o objetivo de viabilizar o reconhecimento do NAC pelo DCTA/IFI.

O reconhecimento mútuo e cooperação com o NAC tem como objetivo facilitar o intercâmbio de informações relativas aos produtos mutuamente operados, contribuindo para a garantia do desempenho, da segurança e da disponibilidade das aeronaves do COMAER, bem como facilitar uma possível aquisição de novos produtos e serviços pelo setor brasileiro de defesa, e, em reciprocidade, poderá também se traduzir no fato de que os certificados emitidos pelo IFI poderão ser reconhecidos pelo NAC de forma mais célere, beneficiando a indústria nacional do setor de defesa em eventuais aquisições de novos produtos nacionais por parte do setor de defesa norte-americano, devendo-se ainda salientar que os reflexos positivos desse benefício também contemplam as aeronaves do Exército Brasileiro e da Marinha do Brasil.

A missão contou ainda com a participação de representante da DIRMAB e do Exército Brasileiro, os quais contribuíram com importantes questionamentos acerca de situações complexas que envolvem análises de segurança, garantia governamental da qualidade e aeronavegabilidade continuada no âmbito da frota militar brasileira.

Como resultado da visita, o IFI, que recebeu o Certificado de Reconhecimento emitido pela NAC em fevereiro de 2018 após visita daquela Autoridade realizada em 2017, emitirá, por sua vez, o devidoCertificado de Reconhecimento ao NAC, firmando assim a cooperação bilateral com as autoridades militares de aeronavegabilidade norte-americanas. As normas e atividades relacionadas a esse reconhecimento são revisitadas por ambas autoridades nacionais a cadaquatro anos, periodicidade na qual o certificado é renovado.

nt01 p01 180625

nt01 p03 180625

nt01 p06 180625

Fim do conteúdo da página