nt01 p01 180607

Entre os dias 7 e 25 de maio, ocorreu a diagonal de calibração dos Equipamentos de Medida de Precisão (EMP), do Laboratório Regional de Calibração do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (LRC-SP), nos Laboratórios de Metrologia da Divisão de Confiabilidade Metrológica Aeroespacial (CMA), do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e demais laboratórios de referência do Sistema de Metrologia Aeroespacial, a citar os do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) e Instituto de Estudos Avançados (IEAv).
A diagonal é o período no ano destinado para que o laboratório regional recolha os seus EMP no Laboratório de Calibração Central (LCC), visando a manutenção da confiabilidade metrológica do Comando da Aeronáutica (COMAER). Na diagonal do LRC-SP, foram calibrados 87 EMP abrangendo as áreas da metrologia elétrica, física e dimensional, além da oportunidade da troca de experiências entre os técnicos dos laboratórios. Segundo os representantes do LRC-SP, 3S Jonas e 3S Wilker, que acompanharam a diagonal com a 3S Rejane, 3S Amanda e 3S João Paulo, “o período da diagonal é a oportunidade de interagir com o laboratório que fornece a rastreabilidade metrológica para o COMAER, sendo possível conhecer os processos e trocar experiências com outros metrologistas da área”. A próxima diagonal é a do IAE, prevista para o período entre os dias 4 e 22 de junho de 2018.