Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > IFI certifica capacidade de navegação baseada em performance da aeronave Super Pantera
Início do conteúdo da página

nt01 p01 180417

Em 16 de abril de 2018, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), unidade subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), entregou formalmente ao General de Brigada Carlos Waldyr Aguiar, Comandante do Comando de Aviação do Exército (CAvEx), o Certificado Suplementar de Tipo (CST) nº 003S2018 referente à certificação da capacidade de navegação baseada em performance (PBN) da aeronave AS365 K2 Super Pantera.

nt01 p03 180417

As operações realizadas com procedimentos baseados em performance melhoram a segurança, a capacidade, a eficiência e reduzem o impacto ambiental da navegação aérea, proporcionando benefícios econômicos reais para os operadores e para a sociedade, pois permitem que as aeronaves utilizem rotas mais curtas entre dois pontos e realizem procedimentos otimizados, economizando combustível e tempo.

A certificação da capacidade de operação PBN da aeronave AS365 K2 foi requerida e totalmente conduzida pelo Exército Brasileiro. Nessa ocasião, foi demonstrada a capacidade daquele Comando em desenvolver e certificar projetos dessa magnitude, contribuindo, sobremaneira, para a evolução da capacidade operativa das aeronaves militares do Exército Brasileiro (EB). A condução da certificação internamente pelo Grupo de Ensaios e Avaliações (GEA) do EB representa uma economia da ordem de US$3 Milhões em relação ao preço estimado para a condução do processo por uma empresa.

Destacou-se, nesse processo, a excelência dos trabalhos desenvolvidos pelo CAvEx/GEA bem como o trabalho sinérgico realizado pelos militares e servidores do IFI e daquele Comando. Essa sinergia contribui decisivamente para a integração entre as três Forças na área de tecnologia industrial básica, conforme estabelecido na Estratégia Nacional de Defesa.

nt01 p02 180417

Essa certificação é um exemplo do crescimento da atuação do IFI como Autoridade Militar de Aeronavegabilidade Brasileira (MAA) na busca do incremento do desempenho, da segurança e da disponibilidade da frota de aeronaves militares da Força Aérea, do Exército e da Marinha.

nt01 p04 180417

Fim do conteúdo da página