Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > IFI emite Certificado Suplementar de Tipo para aeronave Legacy 500 do GEIV
Início do conteúdo da página

nt03 p01 180402

No dia 16 de março de 2018, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), unidade subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), entregou formalmente à empresa EMBRAER o Certificado Suplementar de Tipo (CST) Provisório Nº 002S2018, referente à Certificação de Instalação de Sistemas GBAS e FANS 1/A nas aeronaves Legacy 500 (IU-50) do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV).
Este CST refere-se à terceira fase do projeto I-X, Contrato 009/DCTA-COPAC/2014, cujo objetivo é modernizar a frota de aeronaves de Inspeção em Voo (INSPVOO) do GEIV, por meio da aquisição de aeronaves EMBRAER Legacy 500.
As aeronaves serão dotadas das seguintes funcionalidades:
- GBAS (Ground-Based Augmentation System) ou Sistema de Aumentação Baseado em Solo, sistema que aumenta a precisão de um sistema de navegação por satélite (Global Navigation Satellite System– GNSS/GPS) por meio de antenas instaladas em terra.
- FANS (Future Air Navigation System), sistema aviônico que fornece um link de dados para comunicação direta entre o piloto e o controlador de tráfego aéreo. As comunicações incluem autorizações do ATC (controle de tráfego aéreo), requisições do piloto e relatórios posicionais.
Nesta fase do projeto I-X, o IFI continuou acompanhando e avaliando a capacidade da empresa EMBRAER como Organização de Projeto Credenciada (OPC) na condução de certas atividades no processo de certificação suplementar de tipo, conforme previsto na DCA 800-2 “Garantia da Qualidade e da Segurança de Sistemas e Produtos no COMAER”.
“Com essa certificação o IFI posiciona-se na vanguarda da certificação militar mundial, atendendo a novos paradigmas, como a OPC, ao mesmo tempo que certifica funcionalidades no estado-da-arte que visam a aumentar a segurança do espaço aéreo, cumprindo a missão e visão de nossa Força Aérea”, destacou o Diretor do IFI, Coronel Aviador José Renato de Araújo Costa.

nt03 p02 180402 

Fim do conteúdo da página