Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Diretor do IFI participa de evento organizado pelo Ministério da Defesa
Início do conteúdo da página

news ifi default

Diálogo da Indústria de Defesa reuniu especialistas para debater assuntos relacionados à Avaliação da Conformidade para Produtos de Defesa
Nos dias 6 e 7 de março, a Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD), do Ministério da Defesa, com correalização da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) e da Associação Brasileira de Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), promoveu o “Diálogo da Indústria de Defesa – Programa de Avaliação da conformidade para o setor de Defesa”, evento que reuniu especialistas para debater assuntos relacionados à Avaliação da Conformidade para Produtos de Defesa. O Diretor do IFI, Coronel Aviador José Renato de Araújo Costa, participou desse Diálogo e fez uma apresentação sobre "o papel da Certificação Militar do IFI na inserção da Indústria Nacional no Mercado Internacional".
A iniciativa, que tem como um dos objetivos fortalecer o acesso das Empresas de Defesa Brasileiras ao mercado externo, aconteceu no Centro de Convenções ABIMAQ, em São Paulo, e contou com a participação de integrantes da SEPROD, representantes das três Forças Armadas, do Ministério das Relações Exteriores, do Inmetro, da ABNT, entre outros órgãos e associações.
 Na abertura do evento, José Velloso, presidente-executivo da ABIMAQ, falou sobre a expectativa pela realização do evento. “Os assuntos relacionados à Defesa vem ganhando corpo dentro da ABIMAQ e têm um potencial muito grande. Existe o desejo de algumas empresas associadas pela criação de uma área específica de Defesa dentro da ABIMAQ. Um exemplo dessa tendência partiu do nosso maior estimulador, José Wilmar de Mello, que criou o Grupo de Trabalho do Setor Aeroespacial e Defesa (GTAero)”, ressaltou.

Para o Diretor do IFI, Coronel Aviador José Renato de Araujo Costa, “o evento abre caminho para outras ações buscando maior sintonia entre as Indústrias e as três forças no sentido de propiciar condições para a ampliação da qualidade e da segurança dos produtos de defesa nacionais e consequente incremento das possibilidades de venda desses produtos a clientes externos”.
Representando a SEPROD, o Vice-Almirante Campos falou sobre a relevância do tema abordado no encontro. “Nossa equipe pretende discutir com o segmento da indústria as barreiras regulatórias e três questões que são fundamentais: aperfeiçoar os processos de certificação nas Forças Armadas, integrar a rede metrológica militar à rede metrológica nacional e robustecer a nossa certificação para enfrentarmos essas barreiras regulatórias”, afirmou.
O “Diálogo da Indústria de Defesa” foi o primeiro de muitos passos a serem dados para atingir os objetivos discutidos para o setor, entre eles a Criação do Comitê Brasileiro de Defesa.

Fim do conteúdo da página