nt02 p04 171108

No período de 30 de outubro a 01 de novembro, a Divisão de Certificação de Sistemas de Gestão (CSG) promoveu o segundo treinamento em Certificação de Aeronavegabilidade Inicial (CAI), tendo como base primária os ditames da regulamentação militar, dentre elas a: Diretriz do Comando da Aeronáutica – DCA 800-2 - Garantia da Qualidade e da Segurança de Sistemas e Produtos do COMAER, a Instrução do Comando da Aeronáutica – ICA 57-21/2017 - Regulamento de Aeronavegabilidade Militar – Procedimentos para Certificação de Produto Aeronáutico e a Norma Padrão de Ação - NPA 07-303 - Emissão de Certificados de Aeronavegabilidade Inicial.
Este treinamento contou com a participação de 36 servidores militares e civis que atuam nas Divisões de Certificação de Produto Aeroespacial (CPA) e Sistema de Gestão (CSG) do Instituto de Fomento de Coordenação Industrial (IFI) e teve como objetivo principal qualificar e preparar os profissionais da área quanto aos requisitos aeronáuticos aplicáveis ao processo de Certificação de Aeronavegabilidade Inicial das aeronaves do COMAER, tendo foco no entendimento adequado dos procedimentos para realização da análise documental e posterior vistoria das aeronaves.
Conforme dispõe a DCA 800-2 “É tendência mundial que as aeronaves militares somente entrem em operação após a certificação de aeronavegabilidade...”, desta forma, o DCTA/IFI, como Autoridade de Certificação de Aeronavegabilidade Militar, através da Divisão de Certificação de Sistemas de Gestão (CSG) e a Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial (CPA), vem trabalhando junto ao COMGAP/DIRMAB no atendimento às demandas do COMAER para esta nova realidade aeronáutica.

nt02 p03 171108

nt02 p05 171108