nt01 p01 171004

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), por intermédio de sua Divisão de Desenvolvimento Industrial (CDI), visitou, no último dia 02 de outubro de 2017, as instalações da empresa Increase Aviation Services (IAS) em São José da Lapa, MG.

O objetivo da visita foi acompanhar atividades de offset em execução e discutir novas oportunidades de offsets. Os representantes do IFI puderam verificar in loco a transferência de tecnologia recebida pela empresa brasileira que a capacita a realizar manutenção até o nível de overhaul dos motores turbo-hélice PW127G, que equipam as aeronaves C-105 Amazonas da Força Aérea Brasileira.

Além da capacitação em andamento a visita objetivou discutir um futuro fomento por meio do offset, que objetiva expandir as atividades já realizadas pela empresa e aprofundar seu domínio tecnológico com relação a motores aeronáuticos.

Sobre o offset

O offset é uma prática compensatória exigida em compras de produtos de defesa como condição para a importação de bens e serviços, conforme determina a portaria normativa 764/MD de 27 de dezembro de 2002. A exigência de offset visa obter benefícios de natureza industrial, comercial e tecnológica para o Brasil que sejam adicionais à compra dos produtos estrangeiros.

A Aeronáutica se vale desta política para promover o crescimento dos níveis tecnológico e de qualidade do setor aeroespacial brasileiro, com a modernização dos métodos e processos de produção e implementação de novas tecnologias, conforme determina o objetivo síntese da Política de Offset do Comando da Aeronáutica (DCA 360-1).