Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Entrega de Certificado Suplementar de Tipo da versão BASICA MB Plus da aeronave EC725AP
Início do conteúdo da página

nt01 p01 170831

No dia 29 de agosto de 2017, o Certificado Suplementar de Tipo (CST) Nº 002S2017, referente à Certificação de Modificação do modelo de aeronave EC725AP na versão BASICA MB PLUS, foi formalmente entregue pelo IFI a Clotilde Vieillart, Gerente de Aeronavegabilidade da empresa Helibras, integrante do Consórcio conjunto com a Airbus Helicopters.

A primeira unidade, a ser operada pela Marinha do Brasil (MB) sob a matrícula N7201 e designação militar UH-15A, teve seu processo de recebimento na Empresa concluído em junho pelo Segundo Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral HU-2, sediado em São Pedro da Aldeia (RJ). A segunda unidade, de matrícula N7202, foi entregue no mês seguinte e a última está prevista para OUT18.

nt01 p02 170831

Esta versão, inserida no contexto do Projeto H-XBR, será dedicada à missão de Combate SAR, além das missões de busca e salvamento (SAR). Também serão capazes de realizar transportes de tropas, transportes VIP, transportes aerologísticos e transportes de carga externa.

Esse tipo de missão visa o regaste de tripulações abatidas ou que tenham se acidentado em território hostil durante um conflito. Para tanto, em relação a versão anterior BASICA MB, dispõem de novos equipamentos que foram integrados pela Helibras, como o sistema EWS (Eletronic Warfare System), para o alerta antecipado sobre ameaças de emissões por radares (RWR -Radar Warning Receiver), por laser (LWS -Laser Warning Subsystem) e por mísseis hostis (MWS -Missile Warning Subsystem), associados também à dispensers de contramedidas Chaff/Flare.  As aeronaves ainda contam com o Supressor de Radiação Infravermelho (JDD -Jet Dilution Device), dispositivo instalado na saída de gases do motor, com o objetivo de diminuir a assinatura térmica, bem como com o sistema  PLS (Personnel Locator System), que permite a localização precisa das tripulações a serem resgatadas, sob uma troca de informações criptografadas, possibilitando segurança no cumprimento da missão.

Este Projeto tornou-se uma importante etapa alcançada pelo poder aéreo nacional e um significativo resultado para a certificação militar nacional, no cumprimento das diretrizes estabelecidas pela DCA 800-2 - Garantia da Qualidade e da Segurança de Sistemas e Produtos no COMAER.

O Contrato n.° 008 / CTA-SDDP / 2008 - Projeto H-XBR trata da aquisição de cinquenta helicópteros de médio porte, de emprego geral, para Forças Armadas Brasileiras, apoio logístico inicial e três treinadores designados flight Trainng devices- FTD. Além disso, contempla ainda importantes transferências de tecnologia, além da instalação de uma linha de produção correspondente no Brasil, que ampliou a capacidade instalada da Helibras e permitiu o envolvimento de outras indústrias no País. O IFI tem a atribuição contratual de certificar as oito versões previstas, entre VIP (GTE/FAB), Básicas e Operacionais para cada Força Armada, a partir do reconhecimento das certificações civis e militares europeias da plataforma usada como base (Common Basic Vehicle – CBV) para o desenvolvimento e a incorporação de modificações maiores, em atendimento aos requisitos desse Contrato, afetos às customizações que caracterizam cada uma das versões.

Fim do conteúdo da página