Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) comemora 46 anos de criação com homenagens a servidores, pesquisadores e militares.
Início do conteúdo da página

nt01 p01 170821

 No último dia 18, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) comemorou seu aniversário de 46 anos. O IFI é uma organização militar subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), e iniciou suas atividades em 20 de agosto de 1971.
Durante a solenidade, foram entregues homenagens aos servidores civis que completaram 30 anos de atividade na organização, aos  “Destaques Profissionais” e aos “Amigos do IFI”. O evento também prestigiou seis Inventores do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e do Instituto de Estudos Avançados (IEAV), que contribuíram, entre os anos de 2016 e 2017, para a obtenção de patentes a partir de pesquisas desenvolvidas no âmbito do DCTA. O IFI é o responsável por conduzir processos de proteção da Propriedade Intelectual que, desde 2006, já levaram à obtenção de 21 patentes e ao depósito de cerca de 40 pedidos.
Ao final do evento, procedeu-se à entrega de Medalhas Militares por tempo de serviço a militares da Instituição. A solenidade foi presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira.
De acordo com o Diretor do IFI, Cel Av César Augusto O’Donnell Alván, “o bem-sucedido Setor Aeroespacial brasileiro estruturou-se a partir de acertadas iniciativas, como a criação do IFI em 1971”. O Diretor acrescentou ainda, que “Rigor técnico, rastreabilidade e melhoria contínua passaram a ser palavras de ordem para este instituto e foram fundamentais para o alcance da nossa principal conquista: a credibilidade”.
O Diretor relatou, ainda, que em recente concorrência ocorrida no Canadá, foi exigido que as empresas candidatas apresentassem um certificado emitido por órgão reconhecido pelas autoridades canadenses. Após as devidas verificações, o Canadá reconheceu o IFI como autoridade certificadora militar, o que viabilizou a participação da indústria nacional naquela concorrência.
“Casos como esse”, salientou o Diretor do IFI, “tornaram-se recorrentes nos últimos anos. Eles nos enchem de orgulho, emolduram a bela trajetória de sucesso do IFI e nos dão a certeza de que venceremos nossos maiores desafios atuais: a certificação do KC-390 e do Gripen”. E finalizou suas palavras, dirigindo-se aos presentes: “estejamos unidos e envidemos nossos melhores esforços em prol desses desafios, que são da maior relevância para a Força Aérea e para o País”.

nt01 p02 170821nt01 p03 170821nt01 p04 170821nt01 p05 170821nt01 p06 170821nt01 p07 170821

Fim do conteúdo da página