Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > IFI realiza o XII Seminário de Metrologia Aeroespacial – SEMETRA
Início do conteúdo da página

nt01 p01 170705

Teve início no dia 04, terça-feira, a 12ª edição do Seminário de Metrologia Aeroespacial (SEMETRA) evento promovido pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), unidade subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), que objetiva criar um momento de intercâmbio de ideias, debates e contato entre a comunidade científica, industrial e empresarial do ramo da metrologia. As atividades têm sido realizadas no auditório B do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).
    A programação do evento é composta de palestras e debates voltados a questões técnicas, além de exposições de empresas do setor. Para a abertura foi convidado o Dr. Humberto de Siqueira Brandi, Diretor de Metrologia Científica do INMETRO, que falou sobre metrologia para ciência, tecnologia e sociedade e fez uma retomada histórica dos sistemas de medição, quando o homem utilizava o próprio corpo ou elementos da natureza, como grãos de arroz, como unidade de medida. O palestrante tratou da evolução da metrologia, que, segundo ele, está intimamente ligada ao grau de desenvolvimento científico e tecnológico das sociedades, pois os países não conseguem ser competitivos no cenário internacional se não tiverem um sistema metrológico consolidado e confiável.
    A cerimônia de abertura foi presidida pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, que em seu discurso evidenciou a importância da metrologia  nos  trabalhos Força Aérea Brasileira (FAB).  “Tenho a firme convicção da relevância da metrologia como uma ferramenta indispensável para a implementação continuada do conceito de qualidade no Comando da Aeronáutica e, em especial, da sua importância para as atividades operacionais relacionadas com a Força Aérea Brasileira, bem como com a segurança de voo no nosso país”, ressaltou o Diretor-Geral do DCTA. Durante a abertura, também, foi realizada uma homenagem ao o engenheiro Arnaldo Gustavo da Silva, que durante trinta anos trabalhou no IFI nos laboratórios de metrologia, atuando na consolidação do Sistema de Metrologia Aeroespacial (SISMETRA).
    O Seminário segue até o dia 06 de julho com palestras do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), INMETRO, Prefeitura de São José dos Campos, e de empresas como a WIKA, FLUKE, KEYSIGHT, Rohde e Scwharz, Setting Proficiency, entre outras.

nt01 p02 170705

nt01 p03 170705

nt01 p04 170705

nt01 p05 170705

Fim do conteúdo da página