Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Dia do Metrologista
Início do conteúdo da página

26dedejunhodiametrologistas

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial comemorou o Dia do Metrologista com todos os servidores e militares que trabalham na área metrológica.
A data é uma referência ao dia 26 de junho de 1862, quando o então imperador Dom Pedro II introduziu no Brasil, por meio da Lei nº 1.157, o Sistema Métrico Decimal, a partir do Sistema Métrico Francês, que mais tarde, em 1960, seria substituído pelo Sistema Internacional de Unidades – SI, atualmente em vigor, mais complexo e sofisticado.
A Metrologia é definida como a “ciência da medição”, e é de vital importância para a garantia da confiabilidade de, praticamente, todos os processos tecnológicos que tornam mais fácil o nosso dia a dia. Embora pouco conhecidos, os profissionais que lidam com a metrologia estão intimamente relacionados, tanto com a capacidade técnico-operacional da Força Aérea Brasileira, na manutenção, preparo e emprego de seus vetores, como também com a qualidade de vida da população em geral. Assim, do voo de uma aeronave ao consultório de um médico, ou ainda em muitas das outras atividades humanas nas quais seja necessário efetuar algum tipo de medição para auxiliar na tomada de uma decisão técnica ou operacional, o desempenho do metrologista está, direta ou indiretamente, relacionado com o sucesso da decisão tomada.
A Direção do IFI e a Chefia da Divisão de Confiabilidade Metrológica Aeroespacial parabenizam a todos os metrologistas do Brasil, com destaque para aqueles que compõem o Sistema de Metrologia Aeroespacial, sistema responsável pela confiabilidade das medições nos diversos processos executados e desenvolvidos pelo COMAER.

Fim do conteúdo da página