Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > IFI recebe a visita da Embraer Defesa e Segurança para dar início às atividades de Reconhecimento de Créditos de Offset relativas ao Projeto F-X2 (Gripen NG)
Início do conteúdo da página

nt01 p01 170619

No dia 12 de junho de 2017, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), por meio de sua Divisão de Desenvolvimento Industrial, recebeu a visita da Embraer Defesa e Segurança, representada por integrantes de sua equipe gerencial e técnica envolvida nas atividades de Compensação Comercial, Industrial e Tecnológica (Offset) do Projeto F-X2. Houve também a participação do Gerente de Compensação do Projeto F-X2 pelo Comando da Aeronáutica, Major Rodrigues, representando a Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), organização responsável pelo Programa na Força Aérea Brasileira (FAB).
Este evento é consequência do contrato assinado pela FAB, em 24 de outubro de 2014, com a empresa sueca SAAB para aquisição de 36 aeronaves Gripen NG (E/F), sob a coordenação da COPAC. Dentre as contrapartidas negociadas, há a previsão de diversos Projetos que incluem a Embraer como beneficiária em atividades de transferência de tecnologia, engenharia, desenvolvimento e produção, assim como posterior suporte e manutenção das aeronaves Gripen NG no Brasil.
Atualmente, vários projetos de Offset com foco em transferência de tecnologia foram apontados como concluídos pela SAAB, com o retorno de engenheiros da Embraer que estiveram em treinamento nas instalações da SAAB na Suécia, desempenhando atividades reais do projeto da aeronave Gripen NG, como parte da absorção de conhecimento.
Como resultado da presente visita, foi apresentado à EMBRAER um plano de trabalho estruturado pela equipe de Offset do IFI, donde entre outras atividades, estão previstas visitas técnicas à planta da EMBRAER em Gavião Peixoto. As respectivas visitas possuem como objetivo munir o IFI de dados e informações que auxiliem em sua atividade de assessoria à COPAC quanto à análise das primeiras Solicitações de Reconhecimento Créditos de Compensação apresentadas pela SAAB à COPAC, referentes ao Projeto F X2.
Dentro deste contexto, o Reconhecimento de Créditos visa à validação pelo Comando da Aeronáutica (COMAER) de que os Projetos de Offset foram integralmente cumpridos pela Contratada (SAAB), com a realização de todas as entregas previstas, atendimento ao objetivo e às expectativas do Beneficiário (Embraer), em termos quantitativos e qualitativos.
O IFI consiste em uma organização subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial - DCTA, responsável pelo fomento, coordenação e apoio ao desenvolvimento industrial no setor aeroespacial.
Uma de suas atribuições consiste na assessoria a órgãos do COMAER, responsáveis pela aquisição de bens e/ou serviços, nas atividades de levantamento de necessidades, análise e seleção, negociação, acompanhamento e controle relacionadas aos Acordos de Compensação Comercial, Industrial e Tecnológica (Offset) efetivados entre o COMAER e empresas estrangeiras. 

Fim do conteúdo da página