Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > IFI participa do evento "Brazil-Sweden Seminar on Aeronautical Cooperation" nas instalações do Parque Tecnológico de São José dos Campos
Início do conteúdo da página

nt01 p01 170606

 O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), por intermédio de sua Divisão de Desenvolvimento Industrial (CDI), participou, no último dia 31 de maio de 2017, nas instalações do Parque Tecnológico de São José dos Campos, do evento "Brazil-Sweden Seminar on Aeronautical Cooperation".

Esta foi a 5ª edição do Brazilian Swedish Workshop in Aeronautics que teve como destaque o engajamento do Ministério da Defesa (MD), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), e Ministério das Relações Exteriores (MRE) na definição de diretrizes estratégicas para o setor.

O evento teve como propósito fomentar a cooperação entre o Brasil e a Suécia em pesquisa, desenvolvimento e inovação no setor Aeronáutico. Representantes de ambos os países trocaram experiências e informações sobre planos para o futuro, "status" da cooperação bilateral, histórias de sucesso e potenciais "spillovers" para outros setores e questões.

A programação do evento foi estruturada com palestras no período da manha proferidas por representantes da SAAB, FAB, ITA, COPAC, e de painéis de discussão temático no período vespertino. O conteúdo das palestras contemplou assuntos pertinentes ao sistema de inovação do Brasil e da Suécia, motivações para a cooperação, benefícios nacionais e bilaterais a longo prazo, projetos bem-sucedidos em andamento e modelo de cooperação bilateral com potencial transferência para outros setores da sociedade. Já os painéis temáticos tiveram o propósito de identificar os desafios de um plano de cooperação sustentável e de longo prazo entre os dois países, incluindo indicação de tecnologias a serem abordadas, aspectos relativos a financiamento, interação acadêmia-indústria, e participação de “startups” e SMEs.


Dentre os participantes, tivemos a presença do Diretor do DCTA, Tenente Brigadeiro do Ar Carlos Augusto do Amaral Oliveira, do Diretor de Planejamento Estratégico da FAB, Brigadeiro do Ar Paulo Eduardo Vasconcellos, do Reitor do Instituto Técnológico de Aeronáutica (ITA), Prof. Dr. Anderson Ribeiro Correia, do Diretor do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), Cel Av. César Augusto O´Donnell Alván, do Chefe da Divisão de Desenvolvimento Industrial do IFI, Cel Av Refm Affonso Henriques Rodrigues de Sousa  e do Gerente Adjunto do Projeto F-X2 (COPAC), Cap. Av. Gustavo de Oliveira Pascotto, um dos primeiros brasileiros, a cumprirem uma missão de treinamento em aeronaves Gripen¹.

¹. Os caças Gripen NG são aviões supersônicos multimissão projetados para emprego em missões ar-ar, ar-mar e ar-solo. São dotados de sistema de reabastecimento em voo. As aeronaves encomendadas pela Força Aérea Brasileira, total de 36, serão produzidas parcialmente na Suécia (SAAB) e parcialmente no Brasil ( EMBRAER).

A importância da participação do IFI em eventos com tais características contribui na promoção e fortalecimento em sua atuação nas atividades de Compensação Comercial, Industrial e Tecnológica (Offset), especificamente no Projeto F-X2, bem como, de se mostrar presente e atuante em meio ao que de mais atual está acontecendo em nosso país quanto ao fomento e a cooperação entre o Brasil e a Suécia em pesquisa, desenvolvimento e inovação no setor Aeronáutico.

Atualmente o IFI encontra-se atuando no processo de assessoria à Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) no Reconhecimento de Créditos de Compensação (Offset) decorrentes dos primeiros projetos concluídos pela SAAB no âmbito do Acordo de Offset do Projeto F-X2.

nt01 p02 170606

nt01 p03 170606

Fim do conteúdo da página