nt01 p01 170410

Durante os dias 04 e 07 de abril, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial – IFI – apresentou seu trabalho de certificação de produtos aeroespaciais na maior feira de Segurança e Defesa da América Latina – a LAAD. O Instituto estava entre os dezesseis projetos estratégicos do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial – DCTA -, presentes na feira através do estande da Força Aérea Brasileira - FAB.

A cerimônia de abertura da LAAD Defense & Security 2017 ocorreu na terça-feira, dia 04, na cidade do Rio de Janeiro (RJ) e contou com a presença do Ministro da Defesa Raul Jungmann, o Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, os comandantes da Marinha, Exército e Aeronáutica, além de 175 delegações de 83 países.

Em seu discurso o Ministro da Defesa ressaltou a importância do investimento na área de defesa, uma vez que esta traz avanços tecnológicos e parcerias. “Precisamos reconhecer que o setor de defesa constitui o principal indutor de desenvolvimento e produtividade da economia global” – e para ele, o produto militar é parte desse processo.

No estande da FAB foram apresentados projetos como o KC-390, o maior avião já desenvolvido no Brasil, o GRIPEN-NG, futuro caça da FAB e o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE), que podem ser vistos nos totens interativos presentes no estande. Além do motor movido a álcool, L-75, o nanossatélite ITASAT e da tecnologia de propulsão hipersônica apresentada pelo DCTA. Para o coordenador do Departamento na feira, a participação na LAAD 2017 busca reforçar e estabelecer novas parcerias em longo prazo. “Esta é uma possibilidade de demonstrar a importância do DCTA no âmbito da ciência e tecnologia a nível nacional”, afirma o Major Aviador Clóvis Martins de Souza.

Aconteceu na LAAD

Dentre as atividades da semana, ocorreu o V Seminário de Defesa e o VI Seminário de Segurança, os quais abordaram questões de segurança coorporativa, cibersegurança e gestão de risco, bem como a ampliação da projeção do Brasil no cenário internacional por meio da Cooperação Militar. Em apresentação, o Chefe da Sexta Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Paulo Eduardo Vasconcellos, responsável pela área de ciência e tecnologia falou também sobre os acordos de compensação (offset) em contratos de aquisição de produtos de defesa.

Em coletiva de imprensa, a Embraer debateu e informou que a campanha de testes do KC-390 também envolverá o reabastecimento em voo de helicópteros, uma das missões previstas para quando a frota entrar em operação. A FAB adquiriu 28 unidades da aeronave, e as primeiras serão entregues em 2018.
Estiveram presentes na feira 400 expositores que mostraram aos seus visitantes diversas novidades tecnológicas do setor de segurança e defesa. A 12ª edição da feira já está marcada para o período de 02 a 05 de abril de 2019.

nt01 p02 170410

nt01 p03 170410