1

No dia 12 de julho passado, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial – IFI - se fez representar, a convite do Comitê da Indústria de Defesa e Segurança – COMDEFESA da FIERGS na sede do Museu Histórico Militar do Sul, na área do Comando Militar do Sul, por meio do Coronel Reformado Affonso Henriques R. de Sousa, para realizar a palestra sobre o tema“ Offset em uma perspectiva da análise empresarial” pelo Coronel Reformado Affonso Henriques R. de Sousa.
O assunto foi desenvolvido com vistas a dar, inicialmente, uma visão geral sobre a missão do IFI e focando prioritariamente os aspectos que envolvem a Divisão de Desenvolvimento Industrial – CDI, nas vertentes da redução tributária pelo Ato COTEP  e inclusão no Catálogo de Empresa no Setor Aeroespacial - CESAER, ambas de real interesse às empresas ali presentes, bem como discorrer sobre os processos de análise, controle e finalização dos projetos de offset, decorrentes das aquisições do Ministério da Defesa – MD - e Comando da Aeronáutica - COMAER.
No mesmo dia, mais duas palestras foram apresentadas, dentre elas a do engenheiro Claúdio Barreto Viana, Presidente da AEROMOT, que discorreu sobre um tema que corroborou com o apresentado pelo IFI, ressaltando a importância da entidade para a indústria aeronáutica nacional.
A reunião foi aberta pelo Comandante Militar do Sul, General deExército Edson Leal Pujol, que ressaltou a importância do evento para as indústrias sulinas da área da Defesa.
Estavam presentes ao evento cerca de 40 empresas do setor, representantes do MD e da Confederação Nacional da Indústrai - CNI, além de representações regionais de entidades empresariais que suportam as pequenas empresas do setor.
O coordenador geral do COMDEFESA,  Major Brigadeiro Raul José Ferreira Dias, fez as apresentações e coordenou as questões após as palestras da tarde.
O evento se encerrou ao final da tarde com uma visita ao Museu Militar.

2