V100643

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial realizou, no período de 16 a 19 de maio, o XIV Curso de Certificação de Produto Aeroespacial.
    O CCPA é oferecido anualmente e tem por objetivo introduzir profissionais do COMAER nos assuntos relacionados à certificação de produtos aeronáuticos e de sistemas de defesa aeroembarcados, bem como nas tratativas de Dificuldades em Serviço de produtos em operação na Força Aérea Brasileira – FAB. A base do curso é a Diretriz do Comando da Aeronáutica – DCA 800-2 “Garantia da Qualidade e da Segurança de Sistemas e Produtos do COMAER” e a Instrução do Comando da Aeronáutica – ICA 57-21 “Regulamento de Aeronavegabilidade Militar – Procedimentos para Certificação de Produto Aeronáutico”. A DCA 800-2 estabelece normas e procedimentos, bem como atribui competências a organizações do Comando da Aeronáutica para o exercício das atividades relativas à certificação e à garantia da qualidade. A ICA 57-21, por sua vez, operacionaliza os processos relativos a estas atividades no âmbito do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial.
    As aulas do XIV CCPA foram ministradas para mais de 50 alunos, entre servidores civis e militares, oriundos do DCTA, IAE, IPEV, ICEA, DIRMAB, PAMA-SP, GAC-MECTRON e do CELOG, além do próprio IFI. Na ocasião, o coordenador do curso, Major Dener Vasconcelos, destacou: “A realização do CCPA vem contribuindo continuamente para esclarecer e ratificar a importância que cada um dos elos do COMAER, envolvidos na certificação de produtos aeroespaciais bem como nas fases do Ciclo de Vida de Sistemas e Materiais na Aeronáutica, assume para se garantir o cumprimento seguro das missões”.

SV100631

Salvar