20160601 África do Sul IFI 001

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) sediou nos dias 01 e 02 de junho de 2016, a 15ª reunião do Joint Technical Qualification Workgroup (JTQW) e a 11ª reunião do Joint Certification Board (JCB) do programa A-Darter.
O Programa A-Darter, financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, consiste no desenvolvimento conjunto entre a África do Sul e o Brasil de um míssil ar-ar de 5ª geração, que equipará os principais vetores da defesa aérea brasileira, e na Transferência de Tecnologia de ponta para a Indústria Nacional, atuando diretamente, dessa forma, na capacidade técnica/científica da base industrial instalada no Brasil para o desenvolvimento de projetos de defesa que atendam aos interesses Nacionais.
A Transferência de Tecnologia refere-se àquela que ocorre como resultado de um Acordo de Compensação e pode ser na forma de assistência técnica, pesquisa e desenvolvimento, treinamento e outras atividades, fruto de acordos comerciais diretos com os fornecedores estrangeiros, que represente um aumento qualitativo do nível tecnológico do País.
Atualmente o projeto encontra-se em fase final de desenvolvimento e as reuniões realizadas no Instituto tiveram como objetivo avaliar os pontos de ensaio da campanha de ensaios em voo S1 e o andamento do processo de Certificação do projeto do míssil e contaram com a participação de militares e civis de ambas as nações, além de representantes da empresa sul-africana Denel Dynamics.

SV100014

SV100018