Patente

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial - IFI, por intermédio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/DCTA), destaca que no último dia 12 realizou mais uma proteção intelectual adquirida no Brasil pelas Instituições Científicas e Tecnológicas do Comando da Aeronáutuca – COMAER, como resultado prático do esforço conjunto da equipe técnica deste Núcleo e de pesquisadores e cientistas dedicados.

Essa proteção intelectual refere-se à Concessãode Carta Patente da tecnologia intituladaProcesso para aobtenção demateriais absorvedores de radiação eletromagnética isotrópicos eanisotrópicos, utilizando partículas esféricas efilamentos de óxido de ferro policristalino, com valências Ll e Lll, na faixa de 1 Ghz a 20 Ghz”, registradasob oPI 0006540-4pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI- ,de autoria de Mirabel Cerqueira Rezende, Fábio Santos Da Silva, Inácio Malmonge Martin e Evandro Luís Nohara, domebros do efetivo do Instituto de Aeronáutica e Espaço - IAE, organização do COMAER subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial – DCTA.

A referida tecnologiatrata de um processo de manufatura de materiais absorvedores de radiação eletromagnética (MARE) pela combinação de polímeros termoplásticos (materiais absorvedores flexíveis) ou polímeros termorrígidos (materiais absorvedores rígidos) com aditivos tipos: fibras e/ou partículas de óxido de ferro policristalino, com valências II e III (ferrita de ferro).

O direito de propriedade intelectual representa um papel vital na prosperidade econômica e social de um país e serve como uma força motivadora para que indivíduos criativos compartilhem sua genialidade com a sociedade.