Página inicial > Proteção da Propriedade Intelectual

Como fazer

Segundo preconiza a ICA 80-10/2013, as solicitações de proteção das criações intelectuais geradas ou obtidas pelas ICT do COMAER deverão ser tramitadas, obrigatoriamente, pelo Núcleo de Gestão da Inovação (NGI/DCTA), antes de serem despachadas para as providências do IFI.

Lembrando que, caso haja a participação de outra ICT do COMAER no processo de proteção da criação intelectual gerada ou obtida, a solicitação da ICT do COMAER originária, que sediou, ou seja, responsável pelo projeto, deve ser tramitada pela Direção e pelo Agente de Inovação daquela outra ICT do COMAER partícipe.

Ainda, na hipótese de participação de instituição externa ao COMAER ou empresa, pública ou privada, caberá ao IFI promover a intermediação dos contatos, das ações e das providências relacionados ao referido processo de proteção.

Para a avaliação, acesse Solicitação de Pedido de Patente de Invenção (PI) ou de Modelo de Utilidade (MU) e siga as instruções.

Para a avaliação, acesse Solicitação de Pedido de Registro de Programa de Computador (RPC) e siga as instruções.

Para a avaliação, acesse Solicitação de Pedido de Registro de Marca (RM) e siga as instruções.

Para a avaliação, acesse Solicitação de Pedido de Registro de Desenho Industrial (RDI) e siga as instruções.