Página inicial > Normalização

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial - DCTA, consciente do valor intrínseco da norma, sempre se preocupou com a Normalização e sua influência na comunidade aeronáutica.

Em 1968, sediou em suas instalações, nos dias 18 a 20 de Novembro, o 1º Congresso Nacional de Normalização, onde difundiu esta cultura específica e foram aprovadas Recomendações à comunidade aeronáutica.  A partir de 1978 o DCTA decidiu então gerenciar as atividades para a ativação do COBATA, sendo então composta uma Comissão de Coordenação, que realmente analisou e estabeleceu a primeira configuração do CB-08, iniciando as atividades do Comitê em 1979.

Desde então, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial - DCTA, tem se dedicado a atividade de Normalização, e através do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial - IFI, tem atuado no processo normativo na esfera nacional com as atividades do Comitê Brasileiro de Aeronáutica e Espaço - ABNT/CB-08, com o apoio ao Secretariado do CB-08 desde a sua ativação, procurando desenvolver, o mais eficientemente possível, os objetivos gerais da Normalização, ou seja:

• estabelecimento de regras, diretrizes ou características para atividades ou seus resultados, visando à obtenção de um grau ótimo de ordenação;
  • satisfação dos clientes e produtores;
  • atendimento às exigências dos regulamentos; e
  • melhoria nos processos de comunicação e de trocas.

Hoje as atividades do ABNT/CB-08 Comitê Brasileiro de Aeronáutica e Espaço, em conjunto com as atividades paralelas de Normalização Técnica no âmbito interno do Instituto e da organização, balizam os servidores e outros segmentos do Comando da Aeronáutica bem como da indústria aeroespacial, com os documentos necessários para a consecução das atividades.

O DCTA através do IFI também está representado atualmente no Conselho Deliberativo da ABNT, com mandato até agosto de 2018.

Inserido num segmento de ponta, com atuação em diversas áreas de excelência, o DCTA não poderia furtar-se à oportunidade de difundir a importância da Normalização, realizando treinamentos, palestras e outras atividades que possibilitem a disseminação de informações esclarecedoras sobre o processo.

É cada vez mais nítido para aqueles que lidam nos setores de aeronáutica e espaço, a necessidade do conhecimento e difusão das normas técnicas pertinentes, as quais são instrumentos úteis na definição, montagem e manutenção de aeronaves e veículos espaciais.