Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Mobilização Industrial
Início do conteúdo da página

Conceituação

A Mobilização Nacional é um instrumento constitucional que o País dispõe para, por meio do investimento em áreas econômicas e sociais, garantir o desenvolvimento e a soberania nacionais, pois se destina a preparar o País para fazer frente a uma agressão estrangeira, através de um conjunto de atividades planejadas, orientadas e empreendidas pelo Estado, complementando a Logística Nacional, destinadas a capacitar o País a realizar ações estratégicas, no campo da Defesa Nacional.

Mobilização Aeroespacial é o conjunto de atividades empreendidas pelo Comando da Aeronáutica, desde a situação de normalidade, objetivando a complementação do apoio necessário ao emprego do Poder Aeroespacial quando da iminência da concretização de uma determinada Hipótese de Emprego (HE).

Mobilização Industrial, é o conjunto de ações que possibilitem a adequação da capacidade industrial para o atendimento das necessidades de mobilização do Comando da Aeronáutica.

Plano de Mobilização

O Plano de Mobilização visa:

Fase de Preparo Gerar Potencial
Fase de Execução Transformar potencial em poder, oportunamente
Desmobilização Retorno gradual à normalidade

 

 Ciclo da Mobilização

Mobilização Logística Planejametno Aeroespacial de Guerra
SISMAERO COMGAP/COMGEP/COMGAR/
CTA/DEPENS/SEFA
EMAER/COMGAR
Plano de Mobilização Aeroespacial Plano de Apoio Logístico Plano de:

Campanha Aeroestratégica;

Campanha Aerotática

Defesa Aérea

 

O IFI, sendo órgão executor da Mobilização Industrial, tem por atribuição as ações que possibilitem conhecimento da capacidade industrial nacional para o atendimento das necessidades de Mobilização do Comando da Aeronáutica. Em conjunto com esta atividade o IFI mantém, atualiza e disponibiliza para o público em geral o Catálogo de Empresas do Setor Aeroespacial (CESAER).

Fim do conteúdo da página