Página inicial > Metrologia

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) conta com diversos laboratórios de calibração de instrumentos de medição, laboratórios de ensaios não-destrutivos (incluindo ensaios de dureza) e um laboratório para ensaio de dispositivos emissores/receptores de radiofreqüência em câmara anecóica, apresentando-se como uma importante opção de prestação de serviços tecnológicos, seja como parte integrante de um sistema de gestão da qualidade seja como ferramenta para o desenvolvimento de produtos.

Os laboratórios de calibração do IFI fazem parte do complexo laboratorial denominado Laboratório Central de Calibração (LCC) do Sistema de Metrologia Aeroespacial - SISMETRA e atuam nas áreas da metrologia física, elétrica e dimensional, sendo os seus padrões de referência rastreados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO) e, em algumas pouquíssimas grandezas, pelos laboratórios da United States Air Force (USAF), estando, portanto, aptos a prestar, sob consulta, serviços de calibração voltados a diversas áreas da engenharia. Cumpre ressaltar ainda que diversos serviços executados pelos laboratórios de calibração dimensional, de massa e de pressão são acreditados pela Cgcre (Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO) desde 1985 sob o nº CAL 0001, fazendo parte da Rede Brasileira de Calibração (RBC), sendo possível consultar o escopo da acreditação por meio do endereço (www.inmetro.gov.br) ou na relação dos serviços incorporada na página eletrônica do IFI.