Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Garantia Governamental da Qualidade
Início do conteúdo da página

Garantia Governamental da Qualidade - GGQ é o processo pelo qual uma organização certificadora do Comando da Aeronáutica (COMAER) se assegura de que os requisitos contratuais relativos à qualidade são atendidos.

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial - IFI, por meio da Divisão de Certificação de Sistemas de Gestão (CSG), é Organismo de Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade designado pelo Comando da Aeronáutica (COMAER).

O IFI/CSG é a organização responsável pela atividade de Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade, em conformidade com os requisitos da ICA 57-21 Regulamento de Aeronavegabilidade Militar – Procedimentos para Certificação de Produto Aeronáutico” e a série de normas AQAP (Allied Quality Assurance Publications), também pela Verificação Governamental da Qualidade (VGQ) no âmbito do Comando da Aeronáutica (COMAER). A atividade de Verificação Governamental da Qualidade (VGQ) é executada pelos Representantes de Garantia Governamental da Qualidade (RGGQ)  nas organizações fornecedoras de Produto Aeronáutico (PA) adquiridos pelo COMAER durante a vigência do contrato.

O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) das empresas fornecedoras para o governo brasileiro são avaliados periodicamente pelo processo de Garantia Governamental da Qualidade (GGQ) tendo em vista a sua Certificação do Sistema de Gestão e são submetidos ao processo de Verificação Governamental da Qualidade (VGQ) nas atividades de desenvolvimento e produção dos produtos aeroespaciais (PA) durante a vigência dos contratos com o governo brasileiro.

Para maiores esclarecimentos acesse o documento DCA 800-2 “Garantia da Qualidade e da Segurança de Sistemas e Produtos no COMAER” sobre a atividade da Garantia Governamental da Qualidade (GGQ).

Fim do conteúdo da página