NT04 20190903

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial - IFI, organização subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial – DCTA, realizou, no período de 15 a 19 de julhode 2019, o XVII Curso de Certificação de Produto Aeroespacial - CCPA.

O CCPA é oferecido anualmente e tem por objetivo introduzir aos profissionais do Comando da Aeronáutica - COMAER assuntos relacionados à certificação de produtos aeronáuticos e de sistemas de defesa aeroembarcados, bem como às tratativas de dificuldades em serviço de produtos em operação na Força Aérea Brasileira – FAB.

As bases do curso são compostas pela Diretriz do Comando da Aeronáutica – DCA 800-2 “Garantia da Qualidade e da Segurança de Sistemas e Produtos do COMAER” e pela Instrução do Comando da Aeronáutica – ICA 57-21 “Regulamento de Aeronavegabilidade Militar – Procedimentos para Certificação de Produto Aeronáutico”. A DCA 800-2 estabelece normas e procedimentos, bem como atribui competências às organizações do Comando da Aeronáutica para o exercício das atividades relativas à Certificação e à Garantia da Qualidade. Já a ICA 57-21, por sua vez, operacionaliza os processos relativos a estas atividades no âmbito do DCTA.

As aulas do XVII CCPA foram ministradas para 40 alunos, entre servidores civis e militares, oriundos do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial – DCTA; daDiretoria de Material Aeronáutico e Bélico – DIRMAB; da Diretoria de Sistemas de Armas da MarinhaDSAM; da Diretoria de Aeronáutica da Marinha – DAERM; da Diretoria de Material de Aviação do Exército – DMAVEX; do Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA; do Comando de Aviação do Exército – CAVEX; do Centro de Lançamento de Alcântara – CLA; do Centro Logístico da Aeronáutica – CELOG; do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – CENIPA; do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial – IFI; do Instituto de Aeronáutica e Espaço – IAE; do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Vôo – IPEV; do Instituto de Controle do Espaço Aéreo – ICEA; do Instituto de Aplicações Operacionais – IAOP; do Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA; do Grupo de Apoio de São José dos Campos – GAP-SJ; do Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos – CCA-SJ; do Batalhão de Manutenção e Suprimento de Aviação do Exército – B MNT SUP AV EX; do Esquadrão VF-1, da Marinha do Brasil; da Polícia Militar do estado de São Paulo – PM-ESP e das empresas OMNISYS Ltda e DOMA Industrial.

NT03 20190903

O evento foi aberto com aula ministrada pelo Cel AvAraújo, Diretor do IFI, o qual destacou a atuação do IFI no Ciclo de Vida de Produtos Aeroespaciais e enfatizou a importância do curso no âmbito do setor aeroespacial brasileiro.

NT01 20190903

O primeiro CCPA ocorreu no final dos anos 90 e, desde então, esse curso já capacitou mais de 580 profissionais. De acordo com o atual Chefe da Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial – CPA, Ten Cel Eng Artemio, “o CCPA destaca e fortalece a importância dos elos do COMAER nas atividades de Certificação de Produtos Aeroespaciais, bem como a atuação do IFI nas fases do Ciclo de Vida de Sistemas e Materiais da Aeronáutica, visando garantir a segurança e o cumprimento das missões militares”.

NT02 20190903