Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Instituto de Fomento e Coordenação Industrial comemora 48 anos
Início do conteúdo da página

nt01 p01 190829

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), órgão subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), comemorou seu aniversário de 48 anos em solenidade militar no dia 15 de agosto de 2019.

O IFI iniciou suas atividades em 20 de agosto de 1971, sendo sua missão voltada para prestar serviços e realizar pesquisas de Tecnologia Industrial Básica, nas áreas de normalização, metrologia, certificação e coordenação industrial, para produtos e sistemas aeronáuticos militares e espaciais, a fim de fomentar o desenvolvimento de soluções científico-tecnológicas no campo do Poder Aeroespacial.
A cerimônia militar contou com a presença do Major Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, Vice-Diretor do DCTA, que presidiu a solenidade, além de ex-Diretores do IFI, autoridades militares e civis.

nt01 p02 190829

Durante a solenidade, foram entregues homenagens aos servidores civis e militares como o título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira (FAB), destaques profissionais àqueles que se envolvem proativamente e de modo eficiente a atividade do Instituto, e ainda a imposição das medalhas de tempo de serviço, que demonstram o reconhecimento por cada década inteiramente dedicada ao serviço da pátria

nt01 p03 190829

A importância da sinergia e união entre a Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira, nas atividades do Instituto, foi representada na composição do Estado-Maior da Tropa, constituído por um integrante de cada Força Armada.
Na menção da Ordem do Dia, o Diretor do IFI, Coronel Aviador José Renato de Araújo Costa, ressaltou que o Instituto “depende do trabalho de todos os seus servidores civis e militares, nível superior, técnico e auxiliar, do Diretor ao soldado mais moderno. Cada um, dentro de suas capacidades e em suas áreas de atuação, contribui sobremaneira para que nossa organização seja o que é hoje: uma Organização de Vanguarda, reconhecida pela excelência na execução das atividades de Tecnologia Industrial Básica (TIB) para o Fomento do Poder Aeroespacial Brasileiro”.
O Cel. Araújo destacou ainda que desde 1976, o IFI tem celebrado diversos acordos internacionais como com a FAA (Federal Aviation Administration), que o coloca no mesmo nível de outras Autoridades de Aeronavegabilidade Militar (em inglês MAA - Military Airworthiness Authority). Em 2015 celebrou-se com o FLYGI sueco um acordo relacionado ao Gripen. Posteriormente, em 2018, estabeleceu-se o reconhecimento mútuo com o National Airworthiness Council (NAC), que reúne as três Forças Armadas Estadunidenses, a NASA e os Fuzileiros Navais, no qual mutuamente foram reconhecidos como adequada a estrutura e a forma de tratamento da aeronavegabilidade da frota desde sua certificação até a desativação, no qual o IFI exerce o papel de Autoridade Técnica de Aeronavegabilidade Militar Nacional.

nt01 p04 190829

nt01 p05 190829

nt01 p06 190829

nt01 p07 190829

nt01 p08 190829

nt01 p09 190829

nt01 p10 190829

Fim do conteúdo da página