F414 GE 39E nas instalacoes da SAAB em Linkoping SUECIA figura1

Na semana do dia 19 à 23 de novembro de 2018, uma equipe do IFI composta pela Ten Evelyn, Ten César e Tecnologista Rubens acompanhou a inspeção de recebimento do motor F414-GE-39E nas instalações da SAAB.

Com esta missão, foi possível melhorar o conhecimento técnico do motor, identificar as melhorias integradas a esta versão, conhecer a metodologia da inspeção de recebimento do motor e a sistemática empregada pela SAAB para identificar, classificar e notificar não conformidades à fornecedora General Electric (GE). Além disso, pôde-se identificar o trabalho que está sendo realizado pela gerência da SAAB, responsável pelo controle e desenvolvimento de fornecedores, em melhorias associadas aos produtos inspecionados anteriormente. O resultado final foi alcançado, e a experiência adquirida proporcionou a obtenção de um elevado senso de confiabilidade nas atividades desempenhadas pela SAAB, visando a garantia da segurança e operacionalidade das aeronaves Gripen que integrarão a frota do COMAER.