nt01 p02 180904

Entre os dias 22 e 24 de agosto de 2018, representantes da Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial (CPA) do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) realizaram visita técnica à Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga-SP, onde puderam se familiarizar com a prática operacional das aeronaves de instrução aérea dos cadetes da Aeronáutica.

A visita foi fruto de coordenação junto à Divisão de Operações Aéreas da AFA e contou com a participação dos seguintes oficiais: 1º Ten Eng MEC Évelyn, 1º Ten Eng EAS Silveira, 1º Ten Eng EAS Diniz, 1º Ten Eng MEC Tupinambá, 2º Ten QOCON ANS Cecília e Asp QOCON CMP Sulzbacher.

Com o objetivo de conhecer e vivenciar um pouco da rotina operacional dos pilotos, os militares do IFI acompanharam instrutores e cadetes do 1º Esquadrão de Instrução Aérea (1º EIA), que opera a aeronave de instrução avançada T-27 Tucano, no voo de instrução e nos procedimentos ligados ao briefing e debriefing de missão.

Para isso, toda a equipe do IFI passou por treinamento para o uso do assento ejetável Martin-Baker do T-27, indispensável para a realização segura do voo na aeronave. Durante a visita, a equipe teve, ainda, a oportunidade de realizar voo no 2º Esquadrão de Instrução Aérea (2º EIA), que opera as aeronaves de instrução básica T-25 Universal.

Além da experiência prática de voo, a equipe do IFI teve a oportunidade de conhecer as instalações da Academia da Força Aérea e ter contato com o cotidiano dos cadetes, conhecendo doutrinas e diretrizes que norteiam a formação dos futuros pilotos da FAB.

De acordo com o Ten Cel Av De Brito, coordenador da missão pelo IFI, esse contato com a atividade aérea operacional é essencial para a atuação do Instituto. “Isso permite que o corpo técnico do IFI observe aeronaves com características semelhantes à do Tucano sob uma perspectiva mais operacional e não exclusivamente técnica, aprimorando e refinando o senso investigativo na busca da resolução das Dificuldades em Serviço da frota da FAB”, ressaltou o Oficial.

nt01 p01 180904

nt01 p03 180904