nt02 p01 180719

Na semana de 09 a 13 de julho de 2018, integrantes do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) realizaram uma visita técnica nas instalações da Airbus Defence & Space em Sevilha na Espanha. O evento teve como objetivo realizar atividades inerentes aos processos de Verificação Governamental da Qualidade junto às aeronaves C-295 do Programa CL-X2. Esta atividade é executada pela DGAM (Dirección General de Armamento y Material) por delegação do IFI, conforme o Memorando de Entendimento (MoU) entre os governos brasileiro e espanhol de acordo com a norma AQAP 2070 (NATO Mutual Governement Quality Assurance Process).

As atividades desempenhadas pela equipe da Divisão de Certificação de Sistemas de Gestão do IFI (Major Maia, Tenente César e Tecnologista Luciano) foram planejadas em conjunto com o GAC-CASA, DGAM e representantes da Engenharia de Qualidade da Airbus Defence & Space, o que permitiu a verificação de todas as áreas associadas ao sistema de gestão da qualidade da empresa como: produção, análise de riscos, satisfação de clientes e seus indicadores, controle de equipamentos de medição, estoque de material e controle de produtos não conforme.

A primeira etapa da visita consistiu em uma série de apresentações sobre os processos de Garantia Governamental da Qualidade (GGQ) realizados pelo IFI e pelo DGAM, com o objetivo principal de aproximar os dois órgãos certificadores, conhecer com mais profundidade as atividades realizadas por ambas as partes e aperfeiçoar o relacionamento para que as atividades de GGQ venham a proporcionar resultados ainda mais confiáveis, fazendo com que o produto final seja entregue de acordo com os requisitos contratados pelo Comando da Aeronáutica (COMAER).

Em continuidade à visita, foram realizadas diversas apresentações pelo focal point da Qualidade da empresa, o senhor Gérman, o que possibilitou à equipe do IFI tomar conhecimento de todo o sistema de gestão da qualidade da empresa, de forma ampla e clara, quando evidenciou-se que a contratada segue exatamente os preceitos do seu manual da qualidade e do plano da qualidade específico para o contrato do programa CL-X2.
Durante a semana, foram realizadas visitas em diversas áreas da empresa e verificados diversos registros de conformidade da produção, tanto da primeira aeronave já recebida pelo COMAER (SN 157), quanto da segunda aeronave que ainda está em produção (SN 181).

Por fim, foram identificados diversos pontos fortes da empresa e do DGAM e, como resultado final da missão, foram elencados dois tópicos para melhoria do acompanhamento do processo produtivo por parte do IFI e, consequentemente, por parte da Gerência do Programa na COPAC, fato este, que elevará o nível de confiabilidade nas tarefas relativas à GGQ para o Programa CL-X2.

nt02 p02 180719

nt02 p03 180719