nt02 p04 180529

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial - IFI, unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) localizada em São José dos Campos (SP), subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial – DCTA, firmou Convênio com a Fundação Casimiro Montenegro Filho (FCMF), no dia 23 de maio de 2018, fundamentando-se no parágrafo único, do artigo 18, da Lei 10.973/2004 (Lei de Inovação), que permite delegar a uma Fundação de Apoio, a captação, gestão e aplicação de suas receitas em projetos institucionais.

Esse relacionamento permitirá que os recursos advindos da prestação de serviços do IFI sejam recebidos pela FCMF e  aplicados no “Programa de Fortalecimento dos Serviços Técnicos Especializados prestados pelo IFI nas Atividades voltadas à Inovação”, programa este que selecionou 3 projetos do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFI.

A participação do IFI, no Sistema de Inovação Tecnológica, exsurge-se da pesquisa básica até a comercialização do produto aeronáutico, apresentando-se essencial para a inovação tecnológica no âmbito aeroespacial, quer seja no campo da metrologia, da certificação ou da coordenação industrial.

Para o Cel Av José Renato de ARAUJO Costa, Diretor do IFI, “este instituto, importante ator no Sistema de Inovação Tecnológica do setor aeroespacial, conseguirá, a partir realização do convênio com a FMCF, potencializar o fomento ao complexo científico-tecnológico aeroespacial brasileiro, por meio do fortalecimento dos serviços técnicos do IFI, contribuindo para a construção de um ambiente mais favorável à inovação e à projeção dos produtos aeroespaciais brasileiros no mercado internacional.

nt02 p01 180529

nt02 p03 180529