nt01 p01 180507

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial - IFI, unidade subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial – DCTA, realizou, no período de 09 a 13 de abril de 2018, o XVI Curso de Certificação de Produto Aeroespacial - CCPA.
O CCPA é oferecido anualmente e tem por objetivo introduzir profissionais do Comando da Aeronáutica - COMAER nos assuntos relacionados à certificação de produtos aeronáuticos e de sistemas de defesa aeroembarcados, bem como nas tratativas de dificuldades em serviço de produtos em operação na Força Aérea Brasileira – FAB.
A base do curso é a Diretriz do Comando da Aeronáutica – DCA 800-2 “Garantia da Qualidade e da Segurança de Sistemas e Produtos do COMAER” e a Instrução do Comando da Aeronáutica – ICA 57-21 “Regulamento de Aeronavegabilidade Militar – Procedimentos para Certificação de Produto Aeronáutico”. A DCA 800-2 estabelece normas e procedimentos, bem como atribui competências a organizações do Comando da Aeronáutica para o exercício das atividades relativas à certificação e à garantia da qualidade. A ICA 57-21, por sua vez, operacionaliza os processos relativos a estas atividades no âmbito do DCTA.
As aulas do XVI CCPA foram ministradas para mais de 50 alunos, entre servidores civis e militares, oriundos do Departamento de Ciencia e Tecnologia Aeroespacial - DCTA, da Comissão  Coordenadora do Program Aeronave de Combate - COPAC, do Instituto de Aeronáutica e Espaço - IAE, do Instituto de Pesquisa e Ensaios em Vôo – IPEV, do Instituto de Controle do Espaço Aéreo – ICEA, da Diretoria de Material Bélico – DIRMAB, do Instituto de Aplicações Operacionais – IAOP, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, da Diretoria de Sistemas de Armas da Marinha – DSAM, da Diretoria de Material de Aviação do Exército – DMAVEX, do Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar do estado de São Paulo – PMSP-GRPAE, além do próprio IFI. O evento teve início com uma breve abertura presidida pelo Cel Av Araújo, Diretor do IFI, que enfatizou a importância do curso no âmbito do setor aeroespacial brasileiro.
O CCPA teve início no final dos anos 90 e já capacitou mais de 500 profissionais. De acordo com o Chefe da Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial – CPA, Tenente Coronel Artemio, “o CCPA é um evento que fortalece cada vez mais a importância dos trabalhos realizados pelos elos do COMAER nas atividades de Certificação de produtos aeroespaciais bem como nas fases do Ciclo de Vida de Sistemas e Materiais, visando garantir o cumprimento seguro das missões”.