news ifi default

Na última segunda-feira, dia 5 de março de 2018, o Maj Av Guilherme Moreira de Souza, do efetivo do IFI - Instituto de Fomento e Coordenação Industrial, apresentou trabalho científico do qual foi um dos autores, entitulado "Proposals for a Space Product Assurance Process Improvement Based on an Aeronautical Process", na 39ª IEEE Aerospace Conference, que ocorre na cidade de Big Sky, Montana - EUA. O trabalho propõe o uso de algumas práticas do processo de certificação aeronáutica no aprimoramento do processo de garantia de produtos espaciais. A conferência contou com a presença de 31 países e várias importantes instituições do setor aeroespacial, como NASA, JPL (Jet Propulsion Laboratory), MIT (Massachusetts Institute of Technology), DLR (Centro Aeroespacial Alemão), Boeing, Lockheed Martin, entre outras.
O projeto foi conduzido em pareceria com membros do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, a Eng Cristiane Mariano Zavati Silva e o Prof Dr Marcelo Lopes de Oliveira e Souza, e traz à tona as similaridades entre os produtos aeronáuticos e espaciais e os procedimentos adotados pelas instituições que trabalham na avaliação de conformidade. O estudo propôs também o uso de instruções específicas para operação contínua de produtos espaciais basedas nos requisitos de certificação aeronáutica e o uso do Credenciamento de Organizações de Projeto no processo da garantia de produtos espaciais, visando um futuro de certificação desses produtos.
A previsão é que o artigo esteja disponível para consulta na base de dados da IEEE Xplore a partir de julho deste ano, levando o nome do IFI e da FAB a uma das principais bases de dados científicas do mundo.

nt02 p01 180417