nt01 p01 180114

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), unidade subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e sediada em São José dos Campos, tem um novo Diretor. O Coronel Aviador César Augusto O’Donnell Alván, após dois anos no Comando da Organização, passou o cargo ao Coronel Aviador José Renato de Araujo Costa no dia 8 de fevereiro.

nt01 p05 180114

A solenidade foi presidida pelo Diretor Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira e contou com a presença de oficiais generais, ex-Diretores do IFI, Diretores de Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB), representantes de empresas do setor aeroespacial, além do efetivo do IFI. O Diretor Geral do DCTA destacou o trabalho desenvolvido pelo Diretor Substituído durante sua Direção no IFI “ Coronel O’Donnell só tenho a lhe agradecer pela competência profissional, assessorias seguras e de qualidade, espírito resolutivo e proativo, que tornaram o trabalho desta Direção mais suave. Missão cumprida Coronel, tenha certeza de ter deixado uma obra a ser continuada.”

nt01 p02 180114

Em suas palavras de despedida, o Coronel Aviador O’Donnell agradeceu a todos que colaboraram com sua história no Instituto e enfatizou a importância da organização quanto à atual fase de modernização por que passa à FAB: “O IFI constitui-se em instrumento fundamental dada a sua ampla gama de atividades técnicas que viabilizam a operação dos aviões KC-390 e Gripen NG. O IFI contribui para a garantia da segurança e da eficácia da operação de produtos aeroespaciais em geral, ao calibrar, certificar, normalizar, atuar na qualidade e na coordenação industrial, prestando um total de 28 tipos diferentes de serviço em apoio ao setor aeroespacial brasileiro”. Além disso, o Coronel aproveitou para cumprimentar o novo Diretor “Coronel Araújo sua incontestável competência técnica dá-nos a certeza de que o IFI estará no rumo correto nos próximos 2 anos. Agradeço todo o seu apoio como meu Vice-Diretor e braço direito. Desejo muito sucesso com novo Diretor do IFI.”

nt01 p03 180114

O IFI foi criado em 20 de agosto de 1971 com a finalidade de fomentar a indústria militar aeroespacial brasileira, ao promover a certificação de produtos militares da área de aviação e armamentos, atuar na aferição de instrumentos embarcados em aeronaves e também na calibração de equipamentos ligados ao controle de tráfego aéreo, além da realização de auditorias nas empresas envolvidas no ramo aeroespacial.

nt01 p04 180114

Novo Diretor
O Coronel Aviador José Renato de Araújo Costa é Aspirante de 02 de Dezembro de 1994. Líder de esquadrilha de Caça e de Reconhecimento, graduou-se em primeiro lugar em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 2004. Trabalhou diretamente em vários projetos do COMAER, dentre eles KC-390, KC-X2, A-Darter e MAA-1B.
O Coronel Araujo atua no IFI desde 2014, primeiramente como Assessor Técnico do Instituto e, nos últimos dois anos, como Vice-Diretor.

nt01 p06 180114