nt01 p01 170614

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), unidade subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), por intermédio da Subdivisão de Propriedade Industrial (CDI-SP), destaca que no dia 06 de junho realizou com sucesso mais uma proteção intelectual adquirida no Brasil pelas Instituições Científicas e Tecnológicas do Comando da Aeronáutica (COMAER ).

Esta proteção intelectual refere-se à Concessãode Carta Patente da tecnologia intitulada “Processo de fabricaçãoeprodutocomposto de substrato para utilização em implantes cirúrgicos”, registradasob onº PI 0503773-5pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI),de titularidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e do INT e de autoria de Carlos Alberto Alves Cairo, doefetivo do IAE, unidade subordinada ao DCTA.

A referida tecnologia descreve a metodologia de processamento de pós para a fabricação de produto composto de substrato de liga de titânio e revestimento poroso de titânio puro, para aplicação em implantes cirúrgicos. O processamento envolve técnicas de metalurgia do pó, que visam garantir a obtenção de um substrato com alta densidade e propriedades mecânicas compatíveis com as solicitações impostas a implantes cirúrgicos, e um revestimento com porosidade controlada, de forma a possibilitar a penetração do tecido ósseo dentro dos poros, proporcionando uma melhor fixação do implante.

O direito de propriedade intelectual representa um papel vital na prosperidade econômica e social de um país e serve como uma força motivadora para que indivíduos criativos compartilhem sua genialidade com a sociedade. Portanto, tal conquista deve ser motivo de destaque na comunidade científica do DCTA.