Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

sem titulo

No dia 06 de novembro de 2015, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial - IFI teve seu Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ – certificado a partir da Norma ISO 9001:2008. Para tal conquista, uma auditoria de terceira parte foi realizada pela Fundação Vanzolini, entidade certificadora acreditada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO.

A ISO 9001:2008 estabelece requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade, com uma abordagem na gestão por processos, focando sempre na satisfação dos clientes internos e externos de uma organização.

“Essa certificação veio coroar o trabalho de diversos servidores do IFI que no período de dois anos trabalharam no aprimoramento dos processos e na construção do Sistema de Gestão da Qualidade do Instituto”, destacou o diretor do IFI, Coronel Aviador Marcelo Franchitto, durante a cerimônia de entrega do certicado realizada no Auditório Lacaz Neto do Instituto Tecnológico da Aeronáutica - ITA - no dia 08 de dezembro.

O documento foi entregue ao IFI pelas mãos do auditor Luís Antônio Dias da Fundação Vanzolini, que aproveitou o momento para evidenciar a importância da conquista: “No Brasil, pouquíssimas empresas apresentam esse tipo de certificação se comparado com a China. No nosso país são pouco mais de 28000 organizações certificadas, enquanto o líder, a China, possui mais de 328000 entidades certificadas”.

O IFI funciona junto ao DCTA em São José dos Campos e presta serviços nas áreas de certificação, propriedade intelectual, transferência de tecnologia, coordenação industrial e metrologia. A organização é reconhecida pelo International Accreditation Forum (IAF) como organismo de certificação de sistemas de gestão da qualidade e de gestão da qualidade aeroespacial. Em 2015, o Instituto se destacou por diversas ações. Entre elas, o processo de certificação da aeronave KC-390 em conjunto com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

 img 6296

Fim do conteúdo da página