Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Certificação de Produto > Certificação de Produto Espacial
Início do conteúdo da página

Processo pelo qual o IFI avalia a conformidade, para aprovação ou certificação, conforme o caso, dos produtos (ou sistemas) de sua competência no setor espacial, assegurando assim que um produto está em conformidade com os requisitos relativos à segurança e ao cumprimento da missão.

Demanda que o IFI exerça, também, entre outras, as atribuições de:

  • Validar as aprovações e certificações de sistemas e produtos de organizações certificadoras, nacionais ou estrangeiras, reconhecidas pelo COMAER ou pela Agência Espacial Brasileira (AEB).
  • Validar as certificações de Organização Fornecedora de produto espacial, concedida por outra organização certificadora, nacional ou estrangeira, segundo os requisitos da Qualidade do DCTA, quando em programas multinacionais.
  • Seguir e fazer cumprir, sempre que aplicável, os Regulamentos de Segurança da AEB, em consonância com seu papel de Organismo de Certificação Espacial do COMAER e do SINDAE, bem como emanar procedimentos, regulamentos e normas específicas quando os referidos regulamentos da AEB não se aplicarem ou necessitarem de complementações.

Fim do conteúdo da página